O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo refletir como o supervisor e o orientador podem ser elementos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática. A pesquisa buscou identificar o conceito e a história do orientador e do supervisor. Este deve conduzir a formação continuada dos professores, auxiliando-os na busca por novos conceitos e valores, com vistas ao sucesso do desenvolvimento educativo. O orientador, por sua vez, zela pela formação dos alunos como cidadãos, auxiliando os docentes a entender o comportamento dos discentes e cuidando das relações entre todos junto da comunidade escolar. O estudo foi embasado em autores que tratam do assunto, como Libâneo (2013) e Grinspun (2002). A metodologia foi a pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo. O resultado foi de que os supervisores e orientadores educacionais são profissionais que agem com visão de futuro, pois fazem a diferença na vida dos alunos e professores, motivando-os nas boas relações com quem aprende e com quem ensina, para que o dinamismo aconteça através de ações concretas na efetivação da gestão democrática e participativa.