Nessa pesquisa, buscou-se compreender de que forma a busca ativa pode diminuir o abandono e a evasão escolar durante a pandemia da COVID-19 nas escolas da rede pública de Bagé-RS. Além disso, também procurou-se evidenciar quais técnicas de busca ativa foram mais eficazes, qual percentual médio de alunos ainda não retomaram o vínculo com a escola e reconhecer quais os principais motivos que levaram os alunos a abandonarem o vínculo com à escola. A metodologia empregada foi qualiquantitativa e a coleta dos dados deu-se por meio de questionário online, da Plataforma Google Forms (composto por 10 questões, sendo 4 fechadas e 6 abertas). O referido questionário foi enviado por email para 63 escolas públicas estaduais e municipais, das quais 16 responderam. Concluiu-se que os métodos de busca ativa são efetivos para minimizar o abandono e a evasão escolar visto que tem altos índices de resposta. Constatou-se que, em média, 40% dos alunos voltaram a realizar as atividades escolares à distância após ações de busca ativa. Até o término do período de coleta deste estudo, que não coincidiu com o término do ano letivo, em média 29% dos alunos ainda não haviam retomado o vínculo escolar. Além disso, os métodos mais efetivos da busca ativa, conforme os questionados, foram: ligações e/ou mensagens instantâneas bem como visitas domiciliares. Apurou-se, ainda, que as maiores causas de não realização das atividades são: o desinteresse pela escola bem como gravidez na adolescência/ violência sexual.