O presente artigo traz para a reflexão um assunto extremamente relevante no meio educacional que
está relacionado à grande dificuldade e até mesmo ao fracasso do processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita na escola. Este estudo teve como objetivo geral refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na escola, e como objetivos específicos retomar os conceitos de leitura e escrita; refletir sobre os motivos que dificultam a aprendizagem da leitura e da escrita; e apresentar uma proposta de trabalho voltada à leitura e à escrita que envolva os professores das diferentes áreas do conhecimento e a gestão escolar. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica. Neste sentido, apresenta-se uma revisão acerca dos conceitos
sobre leitura e escrita, além de buscar esclarecimentos sobre os motivos e razões dos alunos apresentarem dificuldades ao lidar com as ações de ler e escrever e defende uma proposta de projeto de leitura e escrita na escola envolvendo todas as áreas do conhecimento, encaminhando para a gestão escolar a condução de um processo de formação continuada para que os professores de
todas as áreas se envolvam com a leitura e a escrita em suas aulas, com a finalidade da escola como um todo contribuir com a aprendizagem e o aprimoramento das capacidades de ler e escrever dos alunos.