REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O leitor da educação de jovens e adultos: a construção de novos sentidos para suas leituras de vida

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Timm, Camila
dc.date.accessioned 2022-06-30T10:04:13Z
dc.date.available 2022-06-30T10:04:13Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2212
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar qual o efeito de práticas de leitura, em sequências didáticas com base nos conceitos interacionistas, na participação e no desempenho dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Através de atividades aplicadas em sequências didáticas, propomos o ensino da leitura pelo viés interacionista para o fortalecimento de um leitor crítico e autônomo. Parte-se do princípio de que leitura é interação entre leitor, texto e autor e, de que, por meio da ação pedagógica, ou seja, pela mediação de leitura, a compreensão leitora é incrementada. Esta pesquisa ação teve como suporte teórico os seguintes autores: Cosson (2019), Freire (2011), Leffa (1996), Kleiman (2016), Koch (2018), Street (2020), Soares (2020), Rojo (2012), Silva (2005) dentre outros que abordam leitura, letramento e EJA, além das teorias interacionistas de Vygotsky (1989). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário destinado aos estudantes da etapa de conclusão, à professora de língua portuguesa e à supervisora escolar da modalidade EJA. A sondagem feita através dos questionários orientou a produção das atividades com base nas dificuldades de compreensão de leitura elencadas e permitiu traçar o perfil dos estudantes EJA como leitor. Os sujeitos da pesquisa foram seis estudantes da etapa de finalização do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do município de São Leopoldo/RS. Verificamos que as ações sociointeracionistas nas interações entre os estudantes e pesquisadora incentivam à leitura e, consequentemente, proporcionam uma melhor compreensão de leitura nos estudantes. Vimos que as práticas de leitura seguindo conceitos interacionistas geram maior vontade de ler e maior interesse pela leitura, contribuem para o aumento de autoestima e autonomia em realizar atividades, e melhoram o desempenho na compreensão de textos A realização deste estudo, resultou em um produto educacional no formato de um guia com uma proposta de sequências didáticas voltadas à leitura com base interacionista aos docentes. Esperamos que este material possa contribuir para estruturar o trabalho voltado à leitura e minimizar as dificuldades de compreensão de leitura.
dc.language.iso 220629s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Leitor
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Interação
dc.title O leitor da educação de jovens e adultos: a construção de novos sentidos para suas leituras de vida
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.1


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples