REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Música na/da escola: interlocuções entre políticas educacionais e subjetivação da educação musical nos espaços escolares

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Valim, Mariana
dc.date.accessioned 2022-06-30T10:13:51Z
dc.date.available 2022-06-30T10:13:51Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2215
dc.description.abstract Os discursos sobre a presença da Música na escola mudaram desde a LDB 9.496 de 1996 (BRASIL, 1996), com legislação que alterou a sua forma de estar no espaço escolar, a nomenclatura e estabeleceu diretrizes curriculares. Com o passar dos anos, foi-se agregando novos dispositivos que regulavam a Música e seus sujeitos dentro do sistema escolar. Este trabalho propõe-se a dar visibilidade aos processos de produção dos saberes dessa legislação, principalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o que, como, onde e quando a Música está na escola, o que se espera dela e de seus sujeitos enquanto área de conhecimento dentro de um sistema escolar. Ainda, quais são os saberes que domina, quais os discursos que produz, e quais os poderes que a colocam e legitimam neste ambiente, bem como porquê eles também a mantém dentro das condições estabelecidas. Neste olhar embaixo, surgem os sujeitos da Música na escola, que fazem parte da engrenagem destes processos e formam-se a partir dessas normatizações. Na primeira parte, realizou-se um estudo inspirado na genealogia de Foucault sobre as políticas educacionais, seus discursos e produção de saberes. Na segunda parte, buscou-se ouvir os professores de Música, os sujeitos que estão na escola, para saber como se relacionam com esses saberes e poderes. Ao ouvir essas vozes, os seus processos e afetos, elas surgem a partir dos discursos e são capazes de provocar reflexões sobre a prática de si, sobre os modos de fazer a Música da escola algo além do que é oferecido nos currículos. Assim, percebe-se que as políticas públicas referentes à presença da Música no contexto escolar tem uma grande relação com a subjetivação e as formas de ser e estar na escola, tanto dos sujeitos, quanto a própria música em si.
dc.language.iso 220629s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Políticas educacionais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação musical
dc.subject Práticas docentes
dc.title Música na/da escola: interlocuções entre políticas educacionais e subjetivação da educação musical nos espaços escolares
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.8:78


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