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A presente pesquisa teve como foco principal problematizar o acesso e o ingresso ao Ensino Superior para sujeitos-estudantes que tiveram a EJA presente em suas trajetórias escolares buscando como questão central compreender: de que modo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos contribui para a inserção dos estudantes no Ensino Superior? Objetivou-se investigar o direito e a possibilidade de continuidade dos estudos no decorrer da educação básica, assim como da inserção no Ensino Superior para esses estudantes enquanto egressos da EJA e educandos do Ensino Superior, e como suas histórias e exemplos de trajetórias podem contribuir como incentivo à continuidade dos estudos. A pesquisa buscou uma compreensão de concepções afirmativas e/ou negativas acerca da EJA, realizando um estudo sobre as principais políticas públicas que a modalidade vem se alicerçando. Foram analisadas, também, as políticas de acesso ao Ensino Superior e se de fato essas se constituem como direito a todas as pessoas que buscam essa formação, consideração as especificidades dos estudantes enquanto educandos da EJA. Problematizamos os discursos hegemônicos que apontam o acesso aos níveis mais elevados do estudo como sendo exclusiva responsabilidade do próprio estudante o fato de não conseguir alcançar uma formação superior, estigmatizando dessa forma os próprios sujeitos e eximindo a culpa do sistema. Como embasamento teórico-crítico, apoiamo-nos no referencial de Paulo Freire. No caminhar da pesquisa e inspiradas nos conceitos freireanos, optamos pelas cartas pedagógicas como uma forma mais dialógica de darmos vozes aos interlocutores da pesquisa. Assim suas participações aconteceram primeiramente com o envio de uma carta pedagógica e em um segundo momento com uma entrevista. De cunho qualitativo e a partir da análise do conteúdo, como metodologia de análise, os dados empíricos da pesquisa foram coletados, produzidos e analisados a partir da participação de cinco estudantes do Ensino Superior com trajetórias na EJA. Como principais resultados, a pesquisa indica, a partir das vozes das cinco estudantes, a importância que a EJA assumiu em suas trajetórias de formação, bem como sinaliza que foram em torno dos problemas sociais e familiares que as fizeram postergar a conclusão dos estudos na educação básica e de se sentirem culpadas e responsáveis pelo que elas consideraram de “atraso” e por suas dificuldades de aprendizagens. Assim, a pesquisa demonstra, pelas vozes das estudantes, como a falta de acesso e as histórias de vida de cada uma afirmam a importância da modalidade EJA e o lugar dela no sistema educacional. A pesquisa apresenta como produto educacional um texto subsídio, no formato de um ebook, e propõe como metodologia de aplicação o Círculo de Cultura, que poderá ser utilizado como contribuição à formação de professores que atuam na EJA, podendo ainda servir às instituições que fazem formação inicial de professores da região do Litoral Norte – RS, para os cursos de formação em Pedagogia e Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Campus Litoral Norte e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. |
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