O presente trabalho versa sobre a diversidade de métodos de alfabetização e metodologias de ensino, que estiveram e estão presentes no cenário educacional em vigor, esta pesquisa implica na reflexão e na prática do professor alfabetizador e no desenvolvimento da escrita e leitura dos alunos dessa etapa de escolarização. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, através de estudo de caso. Os procedimentos desta pesquisa partiram de um levantamento de autores que investigaram sobre a temática em questão. Utilizamos os que mais se aproximavam da intencionalidade proposta. Esta pesquisa foi realizada por meio de um questionário com quatro professoras alfabetizadoras de duas escolas situadas no município de Cidreira no estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de problematizar quais métodos de alfabetização e de ensino são eficazes na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na etapa da alfabetização. Objetivou-se para este estudo compreender a diversidade de métodos, suas modalidades e as concepções destas professoras alfabetizadoras sobre a apropriação de métodos adotados em suas experiências pedagógicas. O trabalha é apresentado através de referenciais divididos em eixos e subeixos, caracterizando cada diversidade de métodos oriundos desde os antigos (sintéticos) e novos (analíticos) que se articularam no campo educacional brasileiro, especificamente na alfabetização. De modo geral, baseando-se nos estudos realizados que os métodos de alfabetização foram sendo concebidos para entender quais destes o professor utiliza ao ensinar, quais os métodos de ensino que veem a ser a transposição didática destes e as metodologias em sala de aula. Constatamos, através das entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras de que, para alfabetizar e letrar não são adotados métodos específicos e sim que são mesclados entre os antigos sintéticos e novos analíticos, predominado de certa maneira os sintéticos. Desta forma, as metodologias de ensino para as práticas alfabetizadoras que são decorrentes dessas dimensões e modalidades de métodos estão pautadas nos saberes inerentes aos docentes e de acordo com as turmas em que atuam. Conclui-se, portanto, que dentro da diversidade de métodos e metodologias não existem métodos eficazes para alfabetizar e letrar e, sim, práticas eficazes.