dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Daiane Martins |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-19T09:19:58Z |
|
dc.date.available |
2022-07-19T09:19:58Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2258 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como tema as práticas pedagógicas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Escola, durante a Pandemia pela COVID-19. O objetivo geral foi conhecer e analisar estratégias pedagógicas e metodológicas elencadas em práticas de educação inclusiva de estudantes com TEA durante o período da pandemia pela Covid-19, a partir da experiência de duas escolas públicas do município de Capão da Canoa. A pesquisa teve abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo. A pesquisa apresenta uma retomada teórica e da legislação, destacando os conceitos, a legislação e estudos que contribuem para compreender as práticas inclusivas durante a pandemia. Como instrumento, utilizou-se de um questionário, com seiseducadoras que trabalham diretamente com alunos com TEA durante a pandemia. A análise evidenciou que as estratégias empregadas pelas escolas guardam algumas semelhanças, mas também divergem. A escolas deparam-se com dificuldades complexas de aprendizagem pela falta de interações pedagógicas durante a pandemia. No entanto, a escola A encontrou dificuldade em relação às devolutivas da família, enquanto a Escola B não apontou dificuldade. Também percebeu-se que hoje a preocupação não é somente de recuperar o aprendizado, mas também trabalhar frente aos problemas de ordem social que a pandemia trouxe. |
|
dc.language.iso |
220718s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Pandemia |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
|
dc.subject |
Estratégias Pedagógicas |
|
dc.title |
Práticas pedagógicas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na escola durante a pandemia pela Covid-19 |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M376 |
|