O conceito de Tecnologia Assistiva consiste em recursos, serviços, estratégias e equipamentos que visam possibilitar ou auxiliar pessoas com deficiência a realizar determinadas atividades, com a intenção de promover ou potencializar a autonomia e a independência desse público. A presente pesquisa se trata de um Estudo de Caso, com investigação de abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública e de Ensino Fundamental do município de Capão da Canoa no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Este estudo possui como objetivo analisar a utilização da Tecnologia Assistiva na perspectiva da Educação Inclusiva no contexto de sala de aula, relacionando com as diretrizes e legislações previstas para a Educação Inclusiva. A análise das evidências foi dividida entre a perspectiva da gestão da escola, da turma de primeiro ano dos anos iniciais e o que preconiza o Projeto Político Pedagógico da instituição. Em efeito das análises efetuadas, foi viável a percepção de que, apesar de não se fazer presente neste contexto o uso do termo Tecnologia Assistiva, é prevista a sua utilização através de estratégias pedagógicas descritas e utilizadas no cotidiano de sala de aula desta escola. No discorrer das análises, tornou-se evidente a importância da utilização da Tecnologia Assistiva como propiciadora de uma efetiva inclusão. Por conseguinte, foi possível perceber a relevância da identificação do conceito de Tecnologia Assistiva, de pesquisas e de estudos sobre o assunto, na intenção de aumentar o acervo a respeito deste tema, e, desta forma, a sua utilização no contexto da Educação Inclusiva.