Resumo:
Esse trabalho intitulado “Efeitos da pandemia de COVID-19 na oferta escolar e evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do município de Tramandaí” é uma exigência para a conclusão de curso Pedagogia e tem por abordagem de estudos a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Visando responder ao questionamento: Quais foram os efeitos da pandemia de Covid-19 na oferta escolarizada da EJA em uma escola de Tramandaí, em 2020 e 2021? Obteve-se o objetivo geral: compreender de que modo a EJA foi ofertada durante o contexto pandêmico e quais foram os principais desafios enfrentados por professores e estudantes, considerando a evasão de estudantes nesse período. Nessa perspectiva, constituíram-se os objetivos específicos: saber quais foram os efeitos da pandemia de Covid-19 na oferta escolarizada da EJA em Tramandaí, em 2020 e 2021 e particularmente, em uma escola de Tramandaí; Verificar que desafios são apontados por professores e estudantes da EJA nesse período; Levantar se houve evasão na EJA dessa escola e como estudantes e professores percebem os motivos dessa evasão; e buscar saber que ações foram mobilizadas visando a continuidade de oferta da EJA, no retorno do afastamento social. Visando atender a esses objetivos e os questionamentos deles derivados, efetivou-se pesquisa qualitativa, de tipo exploratória e descritiva, com dados coletados mediante entrevistas semiestruturada, realizadas com dois alunos, dois professores e uma supervisora em uma escola municipal de Tramandaí. Para tanto, efetivou-se também levantamento bibliográfico e do tipo estado do conhecimento, tendo por principais autores FISCHER (2008), SOARES E PURPER (1986), GADOTTI (2009), SOUZA, SANTOS E JÚNIOR (2021) e CORREIO e NASCIMENTO (2021). Importante ressaltar que o conceito de evasão da EJA envolve muitos aspectos sociais e que o trabalho foi efetivado considerando a pandemia de COVID-19. Segundo os dados levantados no estudo em questão, observa-se que o ensino mediado por tecnologias, foi amplamente utilizado em 2020 e 2021, apresentando-se como uma possibilidade o contato e desenvolvimento de atividades para os estudantes. Outra alternativa foi a entrega pela escola e a devolutiva de atividades, pelos estudantes, através de apostilas. Entretanto, constatou-se que a escola tem consciência das dificuldades e desafios enfrentados pelos professores e estudantes, e que o período de afastamento permitiu o aumento nas taxas de evasão escolar. Dessa forma, os estudantes evidenciam a importância do ensino presencial e é notória a necessidade de um acompanhamento desses alunos, por parte da equipe escolar, proporcionando o suporte adequado para que eles possam continuar e finalizar seus estudos, reduzindo a evasão. Além disso, um efeito da pandemia identificado é a necessidade de integrar os conhecimentos sobre as tecnologias no currículo da EJA presencial.