As brincadeiras e os jogos são partes integrantes da infância contemporânea e que representam para os pequenos um processo de afirmação e transição, principalmente para aqueles que estão no início da vida escolar. O processo de desenvolvimento da criança envolve diversas etapas, e a inserção das atividades lúdicas tem muito a contribuir em todo o processo de ensino. Além disso, a utilização dessas metodologias tem possibilitado a inclusão dentro do ambiente escolar, favorecendo que todos os estudantes participem das atividades, sem restrição. O lúdico, no que tange a recreação, oportuniza que o indivíduo se desenvolva em sua integralidade, favorecendo a interação social e aspectos cognitivos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo explanar sobre a relevância do uso do lúdico no processo de aprendizagem infantil, com foco em um espaço recreativo da cidade de Osório/RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com o intuito de realizar um levantamento de dados da literatura a respeito da percepção dos pais com relação ao desenvolvimento dos seus filhos que frequentam um espaço recreativo. O estudo em questão permitiu identificar que as crianças que frequentam o espaço analisado têm apresentado bom desenvolvimento social, sob o ponto de vista de suas famílias, visto que nesse período elas podem usufruir de um local preparado especificamente para elas.