REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os impactos da pandemia no ensino e na aprendizagem em uma escola municipal de Alegrete

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lima, Edilma Machado de
dc.contributor.author Camargo, Graciela Ximenes Gonçalves de
dc.date.accessioned 2022-07-20T11:22:48Z
dc.date.available 2022-07-20T11:22:48Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2273
dc.description.abstract Levando em consideração o contexto de pandemia do Novo Coronavírus, este estudo tem o objetivo geral de investigar as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) segundo o relato de educadores de uma Escola Municipal Educação Básica de Alegrete. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo, com objetivo exploratório e teve como instrumento de coleta de dados um questionário aberto, sendo realizada a análise de conteúdo de acordo com Bardin (2006). Conclui-se, a partir da análise dos relatos da Supervisora, Coordenadora, Diretor e Professora participantes, que o processo de ensino-aprendizagem foi permeado por novos desafios frente ao uso de recursos digitais no contexto remoto, exigindo de todos os envolvidos no processo educativo constante adaptação. Durante a retomada presencial, pudemos considerar que os desafios quanto à defasagem de aprendizagem e consequências à saúde mental de educadores e alunos são implicações que interferem na recuperação da aprendizagem no momento atual, o que demanda novas estratégias e reinvenção permanente das ações pedagógicas.
dc.language.iso 220719s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação a distância - EAD
dc.subject Pandemia
dc.subject Ensino - aprendizagem
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Os impactos da pandemia no ensino e na aprendizagem em uma escola municipal de Alegrete
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.018.43


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples