| dc.contributor.advisor | Lima, Edilma Machado de | |
| dc.contributor.author | Camargo, Graciela Ximenes Gonçalves de | |
| dc.date.accessioned | 2022-07-20T11:22:48Z | |
| dc.date.available | 2022-07-20T11:22:48Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2273 | |
| dc.description.abstract | Levando em consideração o contexto de pandemia do Novo Coronavírus, este estudo tem o objetivo geral de investigar as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) segundo o relato de educadores de uma Escola Municipal Educação Básica de Alegrete. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo, com objetivo exploratório e teve como instrumento de coleta de dados um questionário aberto, sendo realizada a análise de conteúdo de acordo com Bardin (2006). Conclui-se, a partir da análise dos relatos da Supervisora, Coordenadora, Diretor e Professora participantes, que o processo de ensino-aprendizagem foi permeado por novos desafios frente ao uso de recursos digitais no contexto remoto, exigindo de todos os envolvidos no processo educativo constante adaptação. Durante a retomada presencial, pudemos considerar que os desafios quanto à defasagem de aprendizagem e consequências à saúde mental de educadores e alunos são implicações que interferem na recuperação da aprendizagem no momento atual, o que demanda novas estratégias e reinvenção permanente das ações pedagógicas. | |
| dc.language.iso | 220719s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação a distância - EAD | |
| dc.subject | Pandemia | |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | |
| dc.subject | Ensino fundamental | |
| dc.title | Os impactos da pandemia no ensino e na aprendizagem em uma escola municipal de Alegrete | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.018.43 |