Levando em consideração o contexto de pandemia do Novo Coronavírus, este estudo tem o objetivo geral de investigar as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) segundo o relato de educadores de uma Escola Municipal Educação Básica de Alegrete. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo, com objetivo exploratório e teve como instrumento de coleta de dados um questionário aberto, sendo realizada a análise de conteúdo de acordo com Bardin (2006). Conclui-se, a partir da análise dos relatos da Supervisora, Coordenadora, Diretor e Professora participantes, que o processo de ensino-aprendizagem foi permeado por novos desafios frente ao uso de recursos digitais no contexto remoto, exigindo de todos os envolvidos no processo educativo constante adaptação. Durante a retomada presencial, pudemos considerar que os desafios quanto à defasagem de aprendizagem e consequências à saúde mental de educadores e alunos são implicações que interferem na recuperação da aprendizagem no momento atual, o que demanda novas estratégias e reinvenção permanente das ações pedagógicas.