REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Processos identitários de ser professora de inglês na educação básica, em Triunfo, no Rio Grande do Sul

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dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Silva, Kelly Cristina Rodrigues Gularte da
dc.date.accessioned 2022-08-03T11:02:50Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2291
dc.description.abstract Esta dissertação tem por temática os processos identitários de ser professora de inglês, tendo por base os sentidos presentes nas vozes de professoras da Educação Básica, no município de Triunfo, no Rio Grande do Sul, Brasil. Como problema de pesquisa, propõe-se a saber: que processos identitários de ser professora de inglês são manifestados em sentidos presentes nos dizeres de docentes que atuam na rede pública da localidade, considerando as metodologias de ensino que as mesmas utilizam. Nessa perspectiva, objetiva-se identificar, nas vozes das professoras, de que modos são manifestados os processos identitários e as metodologias que aplicam, destacando-se como objetivos específicos: compreender e discutir quem são estas professoras de inglês; conhecer os sentidos de ser professora que se fazem presentes em seus dizeres, através da análise de discurso; identificar quais metodologias de ensino elas utilizam, bem como saber que desafios profissionais as mesmas destacam e constituir, com base nos achados da pesquisa, um e-book, como produto educacional. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo (GIL, 2010; MINAYO, 2008) com cinco mulheres docentes. Apresenta-se, como referencial teórico, um recorte sócio-político-histórico das condições das mulheres, tendo por base os estudos de Almeida (1996), Gadotti (2003), Quijano (2005); os processos identitários e as identidades docentes, na visão de Bahury (2017), Bauman (2001), Hall (2006); algumas metodologias de ensino de inglês são refletidas, com foco nos estudos de Fiorin (2006), Leffa (2014), Uphoff (2008) entre outros. Além disso, busca-se aporte em algumas legislações de ontem e hoje que são fundamentais para o entendimento deste estudo. Os dados foram produzidos em duas etapas: a primeira, envolvendo um questionário em ambiente virtual, via Google Forms, com questões fechadas e abertas, para o levantamento de perfil e formação, e a segunda etapa, envolveu a realização de entrevistas efetivadas individualmente, previamente estruturadas com questões abertas, via Google Meet ou presencialmente, com as participantes deste estudo. A análise dos dados constituiu um corpus analítico, sob o olhar da Análise de Discurso, com base em Pêcheux (2008), Orlandi (2020) e Sant’Anna (2009), a fim de focalizar os efeitos de sentidos produzidos pelas professoras de inglês e que foram identificados, através das marcas de heterogeneidades (AUTHIER-REVUZ, 1990) e das memórias que suscitam: memória histórica, social e institucional (ACHARD, 2007; PÊCHEUX, 1995; 2007). Os resultados mostram que os processos identitários de ser professora de inglês são oriundos da formação acadêmica, da prática docente e das experiências individuais de cada uma das docentes e que são manifestados em sentidos que apresentam uma memória social, histórica e institucional bastante presentes nos dizeres das mesmas, que evocam sentidos que denunciam um mal-estar docente, incertezas da profissão, falta de formação permanente. Assim como, as metodologias de ensino utilizadas demonstram que as docentes misturam métodos, que carecem de material pedagógico, teórico e formativo para lecionarem aulas de inglês. Como produto educacional, propõe-se o e-book intitulado: “Caminhos que se ampliam: e-book formativo para professoras de inglês da Educação Básica”, contendo reflexões sobre os achados da pesquisa, constituindo tópicos interativos, contendo uma série de indicações e acessos a materiais, vídeos, links, podcasts de interesse à formação continuada docente.
dc.language.iso 220801s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Análise do discurso
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Identidade profissional
dc.subject Educação básica
dc.subject Docência
dc.title Processos identitários de ser professora de inglês na educação básica, em Triunfo, no Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Caminhos que se ampliam: e-book formativo para professoras de inglês da educação básica" de autoria de Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva.


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