Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar e refletir sobre práticas de bullying ou cyberbullying presentes entre os alunos dos anos finais de uma escola pública estadual da Região das Missões do Rio Grande do Sul. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: identificar se existem e quais práticas de bullying ou cyberbullying estão presentes entre os alunos dos anos finais de uma escola estadual; verificar as percepções de alunos e professores sobre o ambiente social da escola e práticas de bullying ou cyberbullying. Esta pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo. Participaram deste estudo 170 alunos e 19 professores, que espontaneamente se disponibilizaram a responder um questionário disponibilizado de forma online através do Google Forms. Os resultados evidenciaram que há práticas de bullying ou cyberbullying nas turmas investigadas, sendo que as principais práticas seriam xingamentos, apelidos ofensivos, ameaças, intimidações, discriminação de qualquer tipo, isolamento social, agressões físicas, contato físico indesejado, ataques online, invenção de boatos, humilhação pública, roubo de objetos pessoais, dentre outras. Assim, conclui-se que a escola tem um papel fundamental no combate de tais práticas, sendo extremamente necessário e urgente implementar práticas condizentes que possam amenizar ou de preferência eliminar tais situações geradoras de tanto sofrimento para os alunos.