REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O olhar construtivista sobre o berçário: um estudo autorreferente sobre o Estágio Curricular na Educação Infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Da Pieve, Maria da Graça Prediger
dc.contributor.author Silva, Casseane Andreatta da
dc.date.accessioned 2022-08-16T12:02:22Z
dc.date.available 2022-08-16T12:02:22Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2335
dc.description.abstract A pesquisa “O olhar construtivista sobre o Berçário A: um estudo autorreferente sobre o Estágio Curricular na Educação Infantil objetivou produzir uma autonarrativa do Estágio Supervisionado realizado com bebês, desde a etapa da observação da ação pedagógica à etapa da docência realizada pela própria pesquisadora, tendo como base conceitual, a perspectiva construtivista, Como objetivos específicos, pretendeu compreender, através de fundamentos teóricos construtivistas, a ação pedagógica realizada com bebês nas escolas de Educação Infantil; apresentar as observações e acompanhamentos da ação pedagógica, tendo por base, a abordagem construtivista; autonarrar a experiência vivenciada com o berçário no estágio supervisionado do curso de Pedagogia, da Universidade. Nesta pesquisa assumimos o viés metodológico da pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, encontrada em Clandinin Connelly (2011. A sustentação teórica da pesquisa foi encontrada nos seguintes autores: Claudinin e Connelly (2011), Àries (1981), Jacob (2004), Mahoney e Almeida *2012), Gregory et al. (2016), dentre outros autores de igual importância, bem como em documentos normativos (BRASIL, 1988; 1996; 1998; 2009, 2017, 2018). Os resultados teóricos alcançados permitiram concluir que, ao autonarrar o Estágio Curricular Supervisionado realizado na Educação infantil, com bebês, dá-se visibilidade à docência sustentada por aportes teóricos e reafirma a potência do pedagogo na educação infantil. De outra forma, encerra um grande ciclo na vida da acadêmica pesquisadora, ao concluir o curso e tornar-se de fato pedagoga.
dc.language.iso 220728s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Concepções Construtivistas
dc.subject Berçários
dc.subject Educação infantil
dc.subject Bebês
dc.subject Estágio curricular
dc.title O olhar construtivista sobre o berçário: um estudo autorreferente sobre o Estágio Curricular na Educação Infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.21


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples