Resumo:
A pesquisa “O olhar construtivista sobre o Berçário A: um estudo autorreferente sobre o Estágio Curricular na Educação Infantil objetivou produzir uma autonarrativa do Estágio Supervisionado realizado com bebês, desde a etapa da observação da ação pedagógica à etapa da docência realizada pela própria pesquisadora, tendo como base conceitual, a perspectiva construtivista, Como objetivos específicos, pretendeu compreender, através de fundamentos teóricos construtivistas, a ação pedagógica realizada com bebês nas escolas de Educação Infantil; apresentar as observações e acompanhamentos da ação pedagógica, tendo por base, a abordagem construtivista; autonarrar a experiência vivenciada com o berçário no estágio supervisionado do curso de Pedagogia, da Universidade. Nesta pesquisa assumimos o viés metodológico da pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, encontrada em Clandinin Connelly (2011. A sustentação teórica da pesquisa foi encontrada nos seguintes autores: Claudinin e Connelly (2011), Àries (1981), Jacob (2004), Mahoney e Almeida *2012), Gregory et al. (2016), dentre outros autores de igual importância, bem como em documentos normativos (BRASIL, 1988; 1996; 1998; 2009, 2017, 2018). Os resultados teóricos alcançados permitiram concluir que, ao autonarrar o Estágio Curricular Supervisionado realizado na Educação infantil, com bebês, dá-se visibilidade à docência sustentada por aportes teóricos e reafirma a potência do pedagogo na educação infantil. De outra forma, encerra um grande ciclo na vida da acadêmica pesquisadora, ao concluir o curso e tornar-se de fato pedagoga.