O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objeto geral compreender quais as funções desenvolvidas pelos gestores escolares na organização pedagógica e administrativa nas escolas do município de Alegrete, Rio Grande do Sul, sob o viés na gestão democrática, bem como os desafios e as possibilidades vivenciadas. Para responder ao objetivo delineado, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foi empregado o procedimento de estudo de caso. Enquanto instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo perguntas abertas acerca do assunto em questão à quatro gestoras de duas escolas privadas, uma instituição municipal e uma estadual do município. As gestoras W, X, Y e Z atuam nos cargos de direção, vice-direção, coordenação e orientação. De acordo com entendimentos das participantes da pesquisa, foi possível analisar que as gestoras atuam em múltiplas funções administrativas, pedagógicas e financeiras que exigem das profissionais uma série de competências e conhecimentos, além da necessidade de envolver a comunidade escolar nas decisões das escolas e no projeto político-pedagógico dos espaços. Mostrou-se importante neste processo o equilíbrio entre o lado humano aos aspectos operacionais para gerir as relações e construir um ambiente respeitoso e participativo.