Resumo:
A presente monografia tem como tema aDocência na Educação Infantil, com o objetivo de compreender as implicações da Pandemia da Covid-19 em uma escola pública localizada na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS), considerando as especificidades da etapa educacional. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, de natureza exploratória, por meio de um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil da rede pública. Para geração dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras, em formato presencial. O referencial teórico e legal da investigação apoia-se em autores da área da Pedagogia da Infância e da Educação Infantil, como Rocha (2001), Barbosa (2010), Saballa (2020), Ostetto (2015) e Rinaldi (2013), bem como nas legislações e documentos orientadores da educação nacional. Além disso, o estado do conhecimento traz informações relevantes sobre a docência na Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo ainda consideradas as orientações nacionais e estaduaisemitidas nesse período.A análise dos dados gerados pelas entrevistas possibilitou a reflexão acerca da docência na Educação Infantil no contexto pandêmico, organizando-se em quatro eixos principais: a) o primeiro,que concentra-se no retorno das propostas pelas famílias; b) o segundo, cujo foco é a comunicação entre as famílias e a escola;c) o terceiro, que reflete sobre a preocupação das professoras acerca docuidado ea educação na casa das crianças; d) e o quarto, que discute as dificuldades do retorno presencial, vivenciadas em meio aos protocolos sanitários. Com a pesquisa, foi possível perceber os desafios vivenciados pelas professoras com o ensino não presencial, pois esse formato não é compatível com a etapa da Educação Infantil, causando prejuízos às crianças, no que se refere às suas aprendizagens e ao desenvolvimento. Nesse sentido, pontua-se que, mesmo em caráter excepcional, como o vivenciado pela pandemia, não se encontra nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a utilização de ensino ERE, pois se sabe que a Educação Infantil se pauta nas relações humanas.