REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A educação integral: olhares de professores de uma escola municipal de Alegrete

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santaiana, Rochele da Silva
dc.contributor.author Santos, Carla Alessandra Leal dos
dc.date.accessioned 2022-08-25T10:53:34Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2346
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva analisar as percepções dos professores e gestores acerca da Educação Integral, Tempo Integral e Jornada Ampliada no contexto contemporâneo, a fim de compreender como tais concepções impactam nos processos de aprendizagem dos alunos, em um cenário de descontinuidade dos programas de fomento à política de Educação Integral: o Programa Mais Educação e o Programa Novo Mais Educação. Metodologicamente a pesquisa integra o campo das pesquisas em ciências humanas e caracteriza-se como de abordagem qualitativa, em que foi escolhido o questionário contendo perguntas abertas como instrumento de coleta de dados, sendo que participaram do estudo um total de nove professores de uma escola municipal de Alegrete. Com base em seus entendimentos, foi possível analisar que os docentes demonstraram reconhecer na Educação Integral e nos referidos programas possibilidades de investir de forma produtiva na formação integral dos alunos, em suas dimensões sociais, culturais, cognitivas, físicas, afetivas, dentre outras, além de atuar na redução dos possíveis riscos sociais. Por isso, o cenário de descontinuidade do PME/Novo Mais Educação que se vivencia atualmente, foi percebido pelos docentes como uma ruptura prejudicial à proposta e às práticas que vinham sendo desenvolvidas relacionadas à política de Educação Integral no Brasil.
dc.language.iso 220823s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação integral
dc.subject Tempo integral
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino - Jornada ampliada
dc.title A educação integral: olhares de professores de uma escola municipal de Alegrete
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.014.5


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples