REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas discursivas e eventos acadêmicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Goulart, Cátia Cilene Diogo
dc.date.accessioned 2022-09-15T12:45:31Z
dc.date.available 2022-09-15T12:45:31Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.isbn 978-65-86105-50-6
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2380
dc.description.abstract O presente objeto, o eixo estruturado Práticas discursivas e eventos acadêmicos, integra-se ao curso de extensão “Inserção às práticas de letramento acadêmico”, e faz parte da pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Profissional, (PPGEd- MP; 2019-2021), intitulada “O professor engajado na formação do aluno insider- linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos”, devidamente orientada por princípios e procedimentos éticos. Este produto foi personalizado e apresentado como proposta desenvolvida na extensão universitária, com vistas à inserção de acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Pedagogia, no período letivo de 2021/ 2º semestre. A proposição está vinculada às ações do Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação- Linguagens e Letramentos, como proponente e desenvolvedor do curso de inserção e enquadrada no eixo dos letramentos acadêmicos do curso de inserção. Mostrou-se importante ação institucional a partir do atendimento às necessidades dos estudantes ingressantes no nível superior em tempos de distanciamento social e aulas remotas pela plataforma Google Meet com o acesso dos estudantes ao ambiente virtual de aprendizagem, Moodle da Uergs. Especialmente no que tange ao ingresso, o curso potencializou e fortaleceu os estudantes para os primeiros acessos e relações institucionais em que foi aplicado (Bagé). Além disso, o referido eixo “Práticas discursivas e eventos acadêmicos” buscou justamente familiarizar e promover a aproximação dos acadêmicos com as práticas próprias do nível superior, de modo a subsidiar para ações primárias e organização de leituras e escritas científicas. Bem como a participação em eventos acadêmicos, ainda que por meio virtual. O curso em sua edição foi ajustado para contemplar os aspectos efetivamente relevantes, nestas circunstâncias, considerando o tempo de seu desenvolvimento e o distanciamento social. Todas as propostas foram desenvolvidas virtualmente, mediante a utilização de recursos que potencializasse a participação crítica dos acadêmicos e promovesse uma interação encorajadora e saudável nas práticas propostas, tanto em sentido físico como em sentido intelectual e emocional. Reitera-se, portanto, que foram selecionadas, algumas práticas possíveis ajustadas a estes contextos, o que não esgota outras possibilidades de aprimoramento de práticas em momentos futuros. Considerou-se que a proposta do eixo, auxiliou os cursistas a se envolverem e sentirem-se acolhidos na universidade por meio do acesso virtual e contato com outros acadêmicos veteranos.
dc.language.iso 220914s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.publisher Uergs
dc.subject Extensão
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Práticas discursivas
dc.subject Educação profissional
dc.title Práticas discursivas e eventos acadêmicos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE37
dc.description.additionalinformation Este material é um Produto Educacional da dissertação intitulada: O professor engajado na formação do aluno insider: linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos. Autoria: Cátia Cilene Diogo Goulart


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples