Resumo:
O presente objeto, o eixo estruturado Práticas discursivas e eventos acadêmicos, integra-se ao curso de extensão “Inserção às práticas de letramento acadêmico”, e faz parte da pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Profissional, (PPGEd- MP; 2019-2021), intitulada “O professor engajado na formação do aluno insider- linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos”, devidamente orientada por princípios e procedimentos éticos. Este produto foi personalizado e apresentado como proposta desenvolvida na extensão universitária, com vistas à inserção de acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Pedagogia, no período letivo de 2021/ 2º semestre.
A proposição está vinculada às ações do Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação- Linguagens e Letramentos, como proponente e desenvolvedor do curso de inserção e enquadrada no eixo dos letramentos acadêmicos do curso de inserção. Mostrou-se importante ação institucional a partir do atendimento às necessidades dos estudantes ingressantes no nível superior em tempos de distanciamento social e aulas remotas pela plataforma Google Meet com o acesso dos estudantes ao ambiente virtual de aprendizagem, Moodle da Uergs.
Especialmente no que tange ao ingresso, o curso potencializou e fortaleceu os estudantes para os primeiros acessos e relações institucionais em que foi aplicado (Bagé). Além disso, o referido eixo “Práticas discursivas e eventos acadêmicos” buscou justamente familiarizar e promover a aproximação dos acadêmicos com as práticas próprias do nível superior, de modo a subsidiar para ações primárias e organização de leituras e escritas científicas. Bem como a participação em eventos acadêmicos, ainda que por meio virtual.
O curso em sua edição foi ajustado para contemplar os aspectos efetivamente relevantes, nestas circunstâncias, considerando o tempo de seu desenvolvimento e o distanciamento social. Todas as propostas foram desenvolvidas virtualmente, mediante a utilização de recursos que potencializasse a participação crítica dos acadêmicos e promovesse uma interação encorajadora e saudável nas práticas propostas, tanto em sentido físico como em sentido intelectual e emocional. Reitera-se, portanto, que foram selecionadas, algumas práticas possíveis ajustadas a estes contextos, o que não esgota outras possibilidades de aprimoramento de práticas em momentos futuros. Considerou-se que a proposta do eixo, auxiliou os cursistas a se envolverem e sentirem-se acolhidos na universidade por meio do acesso virtual e contato com outros acadêmicos veteranos.