REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Entrelaçamento dos gêneros discursivos na academia: escritas e oralidades

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dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Goulart, Cátia Cilene Diogo
dc.date.accessioned 2022-09-15T12:45:57Z
dc.date.available 2022-09-15T12:45:57Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.isbn 978-65-86105-51-3
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2382
dc.description.abstract Sob a perspectiva do modelo de letramentos acadêmicos (LEA, STREET,1998; 2014), a ampliação dos letramentos dos sujeitos constitui-se não apenas em função de suas próprias habilidades cognitivas e da socialização com atividades de leitura e escrita mediadas por instrução e experiências compartilhadas, mas sobretudo, diz respeito aos modos pelos quais as experiências sociais são atravessadas por questões de identidade, cultura, relações de sentidos e autoridade no ambiente acadêmico e como as pessoas interagem nestes contextos. Assim, compreende-se que existe significativo potencial para que os acadêmicos desenvolvam e aprimorem seus letramentos no ensino superior, tornando-se insiders (GEE, 2001) a partir da aproximação e interação reflexiva em práticas mediadas pelos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992). Argumenta-se neste sentido, que o empenho em atividades de leitura, oralidade e escrita, concretizadas por relações dialógicas, instigou os acadêmicos neste contexto à percepção crítica do que as práticas sociais implicam, e que, portanto, vivenciaram experiências que não vislumbram tão somente a observância e o domínio de habilidades de leitura e escrita na superficialidade, mas tencionam relações de sentido e identidade. Este produto inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Profissional, configura-se proposta interdisciplinar pautada pelo modelo de letramentos acadêmicos, ao privilegiar processos educativos implícitos nas práticas sociais acadêmicas, que reforçam a produção de sentido e constituição da identidade docente. As intervenções acerca do desenvolvimento deste produto no ensino superior. evidenciaram que houve maior engajamento dos acadêmicos ao se empenharem reflexivamente nas práticas sociais comuns neste nível de ensino, e que a participação crítica nestas atividades contribuiu para o aperfeiçoamento dos seus letramentos, bem como agregou à constituição de sua identidade profissional. Concluiu-se neste sentido, a relevância de intervenções mediadas pelos gêneros discursivos a fim de instigar e potencializar letramentos críticos, que mobilizam relações de sentido para os sujeitos em quaisquer etapas formativas, não apenas no ensino superior.
dc.language.iso 220914s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.publisher Uergs
dc.subject Gêneros do discurso
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Letramento acadêmico
dc.subject Produção textual
dc.title Entrelaçamento dos gêneros discursivos na academia: escritas e oralidades
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE37
dc.description.additionalinformation Este material é um Produto Educacional da dissertação intitulada: O professor engajado na formação do aluno insider: linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos. Autoria: Cátia Cilene Diogo Goulart


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