Resumo:
Sob a perspectiva do modelo de letramentos acadêmicos (LEA, STREET,1998; 2014), a ampliação dos letramentos dos sujeitos constitui-se não apenas em função de suas próprias habilidades cognitivas e da socialização com atividades de leitura e escrita mediadas por instrução e experiências compartilhadas, mas sobretudo, diz respeito aos modos pelos quais as experiências sociais são atravessadas por questões de identidade, cultura, relações de sentidos e autoridade no ambiente acadêmico e como as pessoas interagem nestes contextos. Assim, compreende-se que existe significativo potencial para que os acadêmicos desenvolvam e aprimorem seus letramentos no ensino superior, tornando-se insiders (GEE, 2001) a partir da aproximação e interação reflexiva em práticas mediadas pelos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992). Argumenta-se neste sentido, que o empenho em atividades de leitura, oralidade e escrita, concretizadas por relações dialógicas, instigou os acadêmicos neste contexto à percepção crítica do que as práticas sociais implicam, e que, portanto, vivenciaram experiências que não vislumbram tão somente a observância e o domínio de habilidades de leitura e escrita na superficialidade, mas tencionam relações de sentido e identidade. Este produto inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Profissional, configura-se proposta interdisciplinar pautada pelo modelo de letramentos acadêmicos, ao privilegiar processos educativos implícitos nas práticas sociais acadêmicas, que reforçam a produção de sentido e constituição da identidade docente. As intervenções acerca do desenvolvimento deste produto no ensino superior. evidenciaram que houve maior engajamento dos acadêmicos ao se empenharem reflexivamente nas práticas sociais comuns neste nível de ensino, e que a participação crítica nestas atividades contribuiu para o aperfeiçoamento dos seus letramentos, bem como agregou à constituição de sua identidade profissional. Concluiu-se neste sentido, a relevância de intervenções mediadas pelos gêneros discursivos a fim de instigar e potencializar letramentos críticos, que mobilizam relações de sentido para os sujeitos em quaisquer etapas formativas, não apenas no ensino superior.