dc.description.abstract |
Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-UERGS), e tem por objetivo geral investigar ‘se’ e ‘como’, existe relação entre os processos de constituição do pedagogo em formação inicial para se tornar um insider, e o engajamento do professor formador por ocasião da disciplina Língua Portuguesa- Leitura e Produção textual. Justifica-se o estudo a partir do interesse em compreender como as abordagens pedagógicas dos professores formadores influenciam ou instigam o professor em formação inicial a assumir uma postura confiante frente aos desafios e demandas da profissão docente. Para a estruturação da pesquisa e embasamento das análises, revisitamos os Novos Estudos dos Letramentos (STREET,1984, 1985; Barton, 1994; GEE, 1996; Fischer, 2007), os quais propõem o modelo de letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 1998; 2014), ao privilegiar processos educativos implícitos nas práticas sociais acadêmicas, que reforçam a produção de sentido e constituição da identidade docente, para além do domínio academicista. Esse é um estudo qualitativo, do tipo etnográfico, cuja imersão no campo, do espaço e cultura acadêmicos, permite conferir a teoria e a prática, bem como trazer à apreciação o ponto de vista dos professores, de como se percebem nesse contexto. Das técnicas e princípios de etnografia (ANDRÉ, 2003), se realizou a coleta e análise de dados procedentes do Curso de formação sobre produção textual: Entrelaçamento dos Gêneros Discursivos na Academia: escritas e oralidades, produto educacional pretendido. Os sujeitos da pesquisa são graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. |
|
dc.description.additionalinformation |
Os Produtos Educacionais desta dissertação foram catalogados separadamente com os títulos:
- Entrelaçamento dos gêneros discursivos na academia: escritas e oralidades. Autoras: Cátia Cilene Diogo Goulart e Veronice Camargo da Silva;
- Plano institucional de engajamento acadêmico: refletir, identificar, promover iniciativas, avaliação. Autoras: Cátia Cilene Diogo Goulart e Veronice Camargo da Silva;
- Práticas discursivas e eventos acadêmicos. Autoras: Cátia Cilene Diogo Goulart e Veronice Camargo da Silva. |
|