REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O professor engajado na formação do aluno insider : linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Goulart, Cátia Cilene Diogo
dc.date.accessioned 2022-09-15T12:46:13Z
dc.date.available 2022-09-15T12:46:13Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2383
dc.description.abstract Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-UERGS), e tem por objetivo geral investigar ‘se’ e ‘como’, existe relação entre os processos de constituição do pedagogo em formação inicial para se tornar um insider, e o engajamento do professor formador por ocasião da disciplina Língua Portuguesa- Leitura e Produção textual. Justifica-se o estudo a partir do interesse em compreender como as abordagens pedagógicas dos professores formadores influenciam ou instigam o professor em formação inicial a assumir uma postura confiante frente aos desafios e demandas da profissão docente. Para a estruturação da pesquisa e embasamento das análises, revisitamos os Novos Estudos dos Letramentos (STREET,1984, 1985; Barton, 1994; GEE, 1996; Fischer, 2007), os quais propõem o modelo de letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 1998; 2014), ao privilegiar processos educativos implícitos nas práticas sociais acadêmicas, que reforçam a produção de sentido e constituição da identidade docente, para além do domínio academicista. Esse é um estudo qualitativo, do tipo etnográfico, cuja imersão no campo, do espaço e cultura acadêmicos, permite conferir a teoria e a prática, bem como trazer à apreciação o ponto de vista dos professores, de como se percebem nesse contexto. Das técnicas e princípios de etnografia (ANDRÉ, 2003), se realizou a coleta e análise de dados procedentes do Curso de formação sobre produção textual: Entrelaçamento dos Gêneros Discursivos na Academia: escritas e oralidades, produto educacional pretendido. Os sujeitos da pesquisa são graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma universidade pública do Rio Grande do Sul.
dc.language.iso 220914s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Letramento acadêmico
dc.subject Engajamento
dc.subject Professor formador
dc.subject Insider
dc.title O professor engajado na formação do aluno insider : linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37
dc.description.additionalinformation Os Produtos Educacionais desta dissertação foram catalogados separadamente com os títulos: - Entrelaçamento dos gêneros discursivos na academia: escritas e oralidades. Autoras: Cátia Cilene Diogo Goulart e Veronice Camargo da Silva; - Plano institucional de engajamento acadêmico: refletir, identificar, promover iniciativas, avaliação. Autoras: Cátia Cilene Diogo Goulart e Veronice Camargo da Silva; - Práticas discursivas e eventos acadêmicos. Autoras: Cátia Cilene Diogo Goulart e Veronice Camargo da Silva.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples