O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica intitulada “Proposta metodológica para o letramento, utilizando fábulas de Monteiro Lobato”. Saber ler e escrever fazem parte de nossa vida e o início adequado desse aprendizado, geralmente, começa na escola. Para que isso aconteça, os professores precisam estar bem preparados, a fim de proporcionar o suporte necessário para que, desde cedo, as crianças sejam motivadas para ler e produzir pequenos textos. Nessa realidade, entendemos que a literatura infantil possa ser o elo entre o ensino e a aprendizagem do letramento das crianças e que as fábulas de Monteiro Lobato possam ser utilizadas para o incentivo da leitura e da escrita. O objetivo geral da pesquisa foi investigar uma metodologia de letramento que possa desenvolver habilidades durante o ato de ler e escrever. Os objetivos específicos do estudo pretenderam propor sequências didáticas no processo de compreensão do gênero fábula e mostrar as características da estrutura da fábula, como também perceber os níveis de leitura. O procedimento de análise do corpus fez uso da metodologia de leitura baseada no chamado “folhado de texto” de Bronckart (1999). Justifica-se a importância do desenvolvimento desta temática, porque acreditamos que o estudo possa oferecer uma opção de metodologia que seja capaz de proporcionar êxito tanto no ensino dos professores quanto na aprendizagem dos alunos, possibilitando o desenvolvimento da linguagem e da habilidade cognitiva durante a compreensão da leitura e da produção de textos.