O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “O brincar na educação infantil: uma reflexão a partir da BNCC e do RCGEI”. O estudo objetivouverificar se o ato de brincar é enfocado como proposta pedagógica e ferramenta auxiliadora no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. O referencial teórico teve por base doisdocumentos oficiais: a BNCC e oRCGEI.Metodologicamente, o estudo utilizou a pesquisa documental, procurando gerar leituras e conhecimentos para a execução da pesquisa. Para a análise dos dados, foi escolhida a abordagem da pesquisa descritiva qualitativa. Nos resultados e discussão, foram destacadas as considerações mais significativas encontradas no processo de investigação. No estudo pôde-se constatar que os procedimentos lúdicos com enfoque pedagógico estão presentes nos documentos oficiais e servem de orientações para o desenvolvimento do trabalho dos professores e do aprendizado das crianças. Porém, os documentos poderiam ter enfatizado metodologias a serem utilizadas para que professores e crianças obtivessem um melhor desempenho na aprendizagem.Pôde-se concluir que os resultados desse estudo demostraram que se o trabalho do professor tiver função pedagógica, brincando as crianças aprendem a dar sentido ao mundo, pois enquanto se divertem as crianças exercitam o corpo, criam sua imaginação e interagem com o universo que as cerca, transformando o ato de brincar em um aprendizado prazeroso.