A presente pesquisa foi desenvolvida visando responder a seguinte pergunta norteadora: é possível, através do reaproveitamento de materiais e do uso de materiais de fácil reciclagem, elaborar-se jogos pedagógicos para o Ensino Fundamental, tendo como foco os componentes curriculares da Língua Portuguesa e da Matemática? A fim de responder a esta questão, foram propostos os seguintes objetivos específicos: 1) Pesquisar e elencar as habilidades a serem construídas nas áreas da Língua Portuguesa e do pensamento lógico-matemático para o Ensino Fundamental; 2) Prospectar modelos e tipos de materiais para a elaboração de jogos pedagógicos; 3) Desenvolver jogos com materiais reaproveitados e/ou de fácil reciclagem que possam auxiliar no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática; 4) Disponibilizar os jogos pedagógicos confeccionados para uma turma do Ensino Fundamental. Os jogos foram concretizados com base nas competências apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1° ao 4° anos do Ensino Fundamental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi metodologicamente de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica. Ao todo foram desenvolvidos seis jogos pedagógicos para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa (três para cada área), bem como materiais acessórios. No presente estudo deu-se ênfase a três dos R’s descritos em Reilkeet al. (2018): Recusar, Reduzir e Reaproveitar, uma vez que foram usados materiais reaproveitados e/ou de fácil reciclagem, ou seja, recusou-se o uso de grande volume de materiais de difícil destinação (recusar e reduzir), além de reaproveitar itens que seriam descartados e que poderão ser reciclados futuramente. Além dos R’s citados, fez-se ainda o uso de: Refletir, Respeitar e Responsabilizar-se. Todos os jogos pedagógicos foram entregues em uma escola do Município de Osório - RS, para uso em sala de aula. Conclui-se ser fundamental o uso dos jogos nas escolas para o desenvolvimento cognitivo, uma vez que eles desafiam e motivam os estudantes.