REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Formação permanente de professoras da educação infantil: círculos de cultura em uma escola pública do município de Xangri-lá/RS

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dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Pisoni, Alice
dc.date.accessioned 2022-12-22T11:42:35Z
dc.date.available 2022-12-22T11:42:35Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2629
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação permanente de professores de educação infantil que atuam no munícipio de Xangri-lá/RS. Pauta pela formação permanente ao longo da vida por sermos seres inacabados (FREIRE, 1996). Objetiva, ainda, pesquisar sobre uma formação em que o educador reflita sobre sua prática, em um movimento de práxis, ação-reflexão-ação, baseado em escuta, diálogo e problematização que resulte em muitos benefícios individuais e no coletivo da escola. Este estudo tem como questão central: O que pensam os educadores em relação à formação permanente dos professores que atuam na educação infantil no município de Xangri-lá. A pesquisa, ainda, teve como objetivos identificar quais são as expectativas dos professores de Educação Infantil em relação à formação permanente; compreender se a formação permanente oferecida pelo município contempla a especificidade da educação infantil e; contribuir, socializando os resultados acerca de elaboração de uma formação permanente.A pesquisa bibliográfica contou com um estudo de pesquisas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma da Central do Capes, como também por meio de pesquisas em artigos de revistas acadêmicas. A pesquisa embasou-se no referencial Freireano e em autores que estudam a formação de professores, como as Imbernón (2020), Tardiff (2011) e Nóvoa (1991; 1995; 1999). bem como em autores que abordam as especificidades da Educação Infantil. Optou-se por uma pesquisa qualitativa inspirada na teoria de Paulo Freire, utilizando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa participante como procedimentos metodológicos. Para a produção dos dados, foi utilizado o círculo de cultura, realizado com sete professoras de uma escola educação infantil de Xangri-lá, foram realizados quatrocírculos de cultura. Para análise das falas nos círculos de cultura, foi utilizada a análise textual discursiva. Como resultados, percebeu-se a importância de ouvir os professores para que escolham as suas formações, além da relevância da escuta sensível das angústias e ideias destes profissionais. Percebemos o quanto a escola e estes círculos podem contribuir com a formação dos educadores, bem como para a prática pedagógica, como também sinalizar a importância de as formações estarem atentas às singularidades da educação infantil. A pesquisa apresenta como produto final uma proposta de uma formação permanente baseada nos círculos de cultura com inspiração freireana para as formações de docentes no cenário das escolas do município de Xangri-lá.
dc.language.iso 221221s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Escola pública
dc.subject Xangri-lá - RS
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação permanente de professores
dc.subject Educação infantil
dc.title Formação permanente de professoras da educação infantil: círculos de cultura em uma escola pública do município de Xangri-lá/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Círculo de cultura: um caminho possível para a formação permanente" de autoria de Alice Pisoni.


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