REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A inserção de alunos surdos na educação infantil sob a ótica de um grupo de professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sanderson, Helenne Schroeder
dc.contributor.author Machado, Ingrid dos Santos
dc.date.accessioned 2023-01-09T12:29:53Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2660
dc.description.abstract A inserção de alunos surdos dentro da Educação Infantil é de extrema importância, pois é através desse convívio inicial que a criança irá sentir-se capaz de conviver com as pessoas à sua volta e assim conseguir adquirir seus conhecimentos de maneira mais completa e eficaz junto aos colegas. Para então saber se os professores estão preparados para auxiliar os alunos surdos nas escolas regulares e inclusivas, destravando assim o conhecimento de cada um desses para que a inserção seja completa e gradual. Neste sentido, o presente trabalho busca compreender a formação dos professores da Educação Infantil e as suas percepções de como se dá a educação de surdos, assim como a Língua Brasileira de Sinais e as suas leis e decreto que determinam como deve ser esse funcionamento dentro do âmbito escolar. Teve como metodologia, a pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Além do instrumento de coleta de dados, o qual foi utilizado um questionário. Neste contexto, constata-se que as professoras em sua maioria possuem pós-graduação e apenas uma com habilitação na Língua Brasileira de Sinais- Libras.
dc.language.iso 230105s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Surdos - Educação
dc.subject Educação infantil
dc.subject Língua brasileira de sinais - LIBRAS
dc.subject Formação de professores
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A inserção de alunos surdos na educação infantil sob a ótica de um grupo de professores
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376.33


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples