REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Surfe na escola?: percepções docentes acerca do surfe em aulas de Educação Física Escolar

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dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Ferreira, Felipe
dc.date.accessioned 2023-01-18T14:25:38Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2684
dc.description.abstract A presente dissertação constitui-se em uma investigação qualitativa em que o objetivo inicial foi o de identificar quais as percepções de docentes de Educação Física Escolar de escolas públicas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, acerca do surfe nas aulas do componente curricular. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a produção de informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com sete professores de Educação Física Escolar. A interpretação das informações foi construída em um processo de imersão e de cruzamento entre as transcrições e vídeos das entrevistas, o referencial teórico previamente levantado e a experiência pessoal dos pesquisadores com a temática. Os resultados indicam que os docentes compreendem o surfe como uma prática existente nas localidades em que atuam, mas ainda não muito popular. Foi verificado que durante a Pandemia com a redução das aulas práticas e aumento de aulas expositivas, e com uma maior exposição desta prática nas mídias devido a sua inclusão no Programa Olímpico, o surfe foi utilizado como conteúdo nas aulas de alguns docentes, contudo, a predominância de perspectivas que privilegiam a prática nas aulas de Educação Física Escolar, é um importante elemento no processo de invisibilização do surfe enquanto possibilidade de conteúdo nas aulas dos docentes que nunca o utilizaram. Estratégias de ensino que utilizem materiais didáticos de forma teórica ou que apresentem possibilidades de adaptação ao meio escolar não aparecem de forma espontânea nas percepções dos docentes, sendo mais comum a presença de uma idealização de aulas no ambiente em que o surfe acontece, o mar. Consideram como conteúdo possível de ser apresentado nas aulas, mas que precisa de um tratamento pedagógico que acaba por impor ao docente o enfrentamento de diferentes dificuldades para sua implementação. A falta de material e a precariedade da estrutura física das escolas, bem como a falta de experiência prévia com a prática do surfe são elementos apresentados como dificultantes para seu estudo nas aulas segundo os docentes.
dc.language.iso 230111s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Surfe
dc.subject Percepções docentes
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Práticas corporais de aventura
dc.subject Educação física escolar
dc.title Surfe na escola?: percepções docentes acerca do surfe em aulas de Educação Física Escolar
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D379.8:797.1


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