REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Pesquisa-ação e construção de uma proposta músico pedagógica no ensino médio: processos inter e transdisciplinares

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Gularte, José Luiz Domingues
dc.date.accessioned 2023-01-18T14:27:46Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2687
dc.description.abstract A Educação Musical tem sido tema de pesquisas em âmbitos escolares e não escolares ao longo dos anos. A partir de 2008, com a Lei n.º 11.769, as investigações foram intensificadas, principalmente no que diz respeito ao ensino escolar, notadamente no Ensino Fundamental. Mas, sabe-se que o ensino da Música, a partir da Resolução n.º 2, de 2016, também deve se estender à Educação Infantil e ao Ensino Médio. Mais especificamente, em se tratando do Ensino Médio, a área ainda carece de mais estudos, com vistas a entender os processos que se estabelecem no ensino musical neste nível de ensino. Além disso, os saberes inter e transdisciplinares têm sido tratados em diversos ambientes de aprendizagem. No Ensino Médio, do mesmo modo, estes aspectos podem ser encontrados em perspectivas de ensino em algumas propostas. Em que medida é possível trabalhar a Educação Musical em propostas que pressupõem a inter e transdisciplinaridade no contexto do Ensino Médio? A metodologia para a realização desta investigação tem como base a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) como método. A realização de formulários com os estudantes e a coleta de documentos, como o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar, consistiram nas técnicas para a coleta dos dados. A análise dos dados foi efetuada com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). O lócus para a realização da pesquisa foi uma escola particular da cidade de Novo Hamburgo/RS. O referencial teórico deste projeto de pesquisa fundamenta-se na epistemologia da Educação Musical (KRAEMER, 2000), em conceitos de inter e transdisciplinaridade (JAPIASSU, 2006; FAZENDA, 2006) e em estudos sobre o ensino e as tecnologias (PÉREZ GÓMEZ, 2015), transversalizados às propostas da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCC (BRASIL, 2017). Entende-se que esta pesquisa poderá contribuir com as propostas para o ensino de Música no Ensino Médio, a partir da inter e transdisciplinaridade. Foram extraídos cinco produtos originários desta dissertação. Destaca-se um dos produtos que abordaram a obra de Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis. Justifica-se pelo fato de ser possível desenvolver temáticas relativas à Música e à Literatura, além de ambos trazerem em suas vidas e obras temáticas que transversalizam a Educação, como questões étnico-raciais e de gênero. Ambos, também, têm grande importância por fazerem parte da base da cultura brasileira.
dc.language.iso 230116s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pesquisa-ação
dc.subject Transdisciplinaridade
dc.subject Literatura
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.title Pesquisa-ação e construção de uma proposta músico pedagógica no ensino médio: processos inter e transdisciplinares
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.878


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