O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a abordagem da Disciplina Positiva para a educação de crianças na família e na escola. Justifica-se a escolha do tema pela experiência da maternidade desta autora, pois, apesar da atuação há muitos anos em sala de aula, surgiram, a partir de então, muitos questionamentos sobre como respeitar, valorizar e validar a vida e a vivência infantil. Dessa forma, como problema da pesquisa, buscou-se compreender como a Disciplina Positiva pode auxiliar na educação das crianças, na família e na escola. O objetivo geral consistiu em mapear e analisar artigos localizados em portais científicos e repositórios de Universidades sobre a Disciplina Positiva utilizada na educação de crianças na família e na escola, enquanto uma abordagem alternativa e não autoritária aos métodos convencionais de educação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e bibliográfico em que, debruçou-se na análise de quatro artigos e dois trabalhos de conclusão de curso e uma tese, respectivamente. A fundamentação teórica deu-se majoritariamente na autora e fundadora da abordagem da Disciplina Positiva, Jane Nelsen que baseou seu trabalho na filosofia de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. Como resultado da pesquisa, a revisão bibliográfica e os materiais analisados trouxeram, que a abordagem da Disciplina Positiva pode auxiliar na educação de crianças na família e também na escola, pois, apresenta ferramentas para serem utilizadas de maneira não agressivas e nem manipuladoras.