REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As tensões e contribuições ao processo de leiturização de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Dias, Débora Tamar Pereira
dc.date.accessioned 2023-01-24T17:45:39Z
dc.date.available 2023-01-24T17:45:39Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2704
dc.description.abstract O presente trabalho sob o titulo “As tensões e contribuições ao processo de leiturização de alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental” inscreve-se nas preocupações com os poucos avanços dos estudantes nas práticas de leitura. O objetivo geral que orientou a pesquisa foi contribuir com o processo de leiturização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; descreveu as condições desfavoráveis ao processo da leiturização e por complemento pesquisou alternativas pedagógicas a fim de inclinar os aspectos negativos que afetam a leiturização, contribuindo assim com os professores. O estudo de cunho qualitativo, adotou a metodologia da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico buscou autores de destaque no campo dos estudos sobre a leitura tais como Delia Lerner; Felipe Allende e Mabel Condemarin; Paulo Freire; Ângela Kleiman; Regina Zilberman; Ezequiel Theodoro da Silva, entre outros. Os resultados apontam a conclusões de que o processo de leiturização envolve complexidades desde o mecanismo cognitivo envolvido, as condições pessoais de envolvimento com o texto, os aspectos visuais, linguísticos, fonológicos e semânticos a serem ativados no cérebro do estudante; a ativação dos conhecimentos prévios e o emprego de estratégias a serem apresentadas e mobilizadas pelos professores. Conclui-se que diante da diversidade de ações favoráveis à leiturização, há os contrapontos do desconhecimento pelos professores das possibilidades, portanto, das mobilizações, indicando o caminho da formação continuada contínua e o processo participativo dos alunos.
dc.language.iso 230120s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Leiturização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Leitura
dc.subject Anos iniciais
dc.subject Estratégias cognitivas
dc.subject Ensino fundamental
dc.title As tensões e contribuições ao processo de leiturização de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41/.45


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples