O presente trabalho sob o titulo “As tensões e contribuições ao processo de
leiturização de alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental” inscreve-se nas
preocupações com os poucos avanços dos estudantes nas práticas de leitura. O
objetivo geral que orientou a pesquisa foi contribuir com o processo de leiturização
dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; descreveu as condições
desfavoráveis ao processo da leiturização e por complemento pesquisou
alternativas pedagógicas a fim de inclinar os aspectos negativos que afetam a
leiturização, contribuindo assim com os professores. O estudo de cunho
qualitativo, adotou a metodologia da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico
buscou autores de destaque no campo dos estudos sobre a leitura tais como Delia
Lerner; Felipe Allende e Mabel Condemarin; Paulo Freire; Ângela Kleiman; Regina
Zilberman; Ezequiel Theodoro da Silva, entre outros. Os resultados apontam a
conclusões de que o processo de leiturização envolve complexidades desde o
mecanismo cognitivo envolvido, as condições pessoais de envolvimento com o
texto, os aspectos visuais, linguísticos, fonológicos e semânticos a serem ativados
no cérebro do estudante; a ativação dos conhecimentos prévios e o emprego de
estratégias a serem apresentadas e mobilizadas pelos professores. Conclui-se
que diante da diversidade de ações favoráveis à leiturização, há os contrapontos
do desconhecimento pelos professores das possibilidades, portanto, das
mobilizações, indicando o caminho da formação continuada contínua e o processo
participativo dos alunos.