REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Alfabetização infantil: uma proposta metodológica de investigação temática a partir de temas geradores

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Medeiros, Jeniffer Saldanha de
dc.date.accessioned 2023-01-31T11:31:46Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2709
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo geral investigar o processo de alfabetização de uma turma de segundo ano baseado na metodologia da Investigação Temática e nos referenciais freireanos, durante o momento da pandemia do Covid-19, e como objetivos específicos: (a) aprofundar os estudos sobre os referenciais freireanos; (b) estudar a metodologia da Investigação Temática e como ela vai ser aplicada tendo a turma como protagonista da ação durante a pandemia do Covid-19; (c) construir junto com a turma uma proposta de metodologia Investigação Temática baseada nos Temas Geradores; (d) produzir e aplicar as unidades didáticas a partir de um tema gerador em uma turma de segundo ano; e (e) elaborar, como produto, material didático que oriente os educadores na proposta de Investigação Temática baseada nos Temas Geradores, na realidade pesquisada. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual na cidade de Viamão/RS. Para alcançar os objetivos, desenvolvemos uma pesquisa com enfoque qualitativo baseado nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018), junto a seis educandos e uma educadora, durante o segundo semestre do ano de 2021, totalizando 18 encontros. Para isso propomos uma abordagem de Investigação Temática, para a delimitação de um Tema Gerador a fim de compreender o percurso de aprendizagem dos educandos no processo de Alfabetização. Como aporte teórico para a pesquisa foram estudados autores como: Paulo Freire; Magda Soares; Delizoicov; Angotti; e Pernambuco. A pesquisa de campo desenvolveu-se em três etapas: a primeira, foi o momento de conhecer a instituição de ensino, a educadora da turma, a realidade dos educandos e uma atividade disparadora, para que os educandos pudessem vislumbrar as possibilidades de pesquisa. A segunda, foi um momento de escolha do Tema Gerador e de construção e aplicação das unidades didáticas referentes ao tema, com enfoque na Alfabetização. A terceira, foi a sistematização de todo o conhecimento construído ao longo da pesquisa, a fim de tentar responder à dúvida inicial dos educandos. Como produto educacional oriundo deste estudo, apresenta-se como material norteador um caderno de estratégias pedagógicas para educadores, resultado das análises e registros do percurso de ensino aprendizagem vivenciados nessa pesquisa. Nas considerações finais destaca-se que, a partir dos relatos das intervenções, a fala e o empenho dos educandos, que a Investigação Temática a partir de Temas Geradores é uma estratégia de ensino adequada para turmas de alfabetização. Pois, todos os educandos, independentemente de sua idade, trazem consigo conhecimentos prévios e opiniões sobre diversos assuntos, assim como o desejo de aprender a partir de suas inquietações.
dc.language.iso 230123s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Investigação temática
dc.subject Tema gerador
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Alfabetização
dc.title Alfabetização infantil: uma proposta metodológica de investigação temática a partir de temas geradores
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.41


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples