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O presente trabalho teve como objetivo geral investigar o processo de alfabetização
de uma turma de segundo ano baseado na metodologia da Investigação Temática e
nos referenciais freireanos, durante o momento da pandemia do Covid-19, e como
objetivos específicos: (a) aprofundar os estudos sobre os referenciais freireanos; (b)
estudar a metodologia da Investigação Temática e como ela vai ser aplicada tendo a
turma como protagonista da ação durante a pandemia do Covid-19; (c) construir
junto com a turma uma proposta de metodologia Investigação Temática baseada
nos Temas Geradores; (d) produzir e aplicar as unidades didáticas a partir de um
tema gerador em uma turma de segundo ano; e (e) elaborar, como produto, material
didático que oriente os educadores na proposta de Investigação Temática baseada
nos Temas Geradores, na realidade pesquisada. A pesquisa foi desenvolvida em
uma Escola Estadual na cidade de Viamão/RS. Para alcançar os objetivos,
desenvolvemos uma pesquisa com enfoque qualitativo baseado nos Três Momentos
Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018), junto a seis
educandos e uma educadora, durante o segundo semestre do ano de 2021,
totalizando 18 encontros. Para isso propomos uma abordagem de Investigação
Temática, para a delimitação de um Tema Gerador a fim de compreender o percurso
de aprendizagem dos educandos no processo de Alfabetização. Como aporte
teórico para a pesquisa foram estudados autores como: Paulo Freire; Magda
Soares; Delizoicov; Angotti; e Pernambuco. A pesquisa de campo desenvolveu-se
em três etapas: a primeira, foi o momento de conhecer a instituição de ensino, a
educadora da turma, a realidade dos educandos e uma atividade disparadora, para
que os educandos pudessem vislumbrar as possibilidades de pesquisa. A segunda,
foi um momento de escolha do Tema Gerador e de construção e aplicação das
unidades didáticas referentes ao tema, com enfoque na Alfabetização. A terceira, foi
a sistematização de todo o conhecimento construído ao longo da pesquisa, a fim de
tentar responder à dúvida inicial dos educandos. Como produto educacional oriundo
deste estudo, apresenta-se como material norteador um caderno de estratégias
pedagógicas para educadores, resultado das análises e registros do percurso de
ensino aprendizagem vivenciados nessa pesquisa. Nas considerações finais
destaca-se que, a partir dos relatos das intervenções, a fala e o empenho dos
educandos, que a Investigação Temática a partir de Temas Geradores é uma
estratégia de ensino adequada para turmas de alfabetização. Pois, todos os
educandos, independentemente de sua idade, trazem consigo conhecimentos
prévios e opiniões sobre diversos assuntos, assim como o desejo de aprender a
partir de suas inquietações. |
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