A atual pesquisa intitulada: “A abordagem curricular das tradições gauchescas na concepção dos professores das escolas municipais de Educação Infantil de Ibirubá/RS”, tem como objetivo geral verificar como os professores que atuam nas respectivas Escolas Municipais: Professor Arthur Kanitz, Alice Fleck, Planalto e Progresso abordam as tradições gauchescas em sala de aula. A escolha deste tema foi devido ao grande interesse pela realização de atividades pedagógicas dentro das escolas relacionadas com o folclore gaúcho, durante os dias que antecedem a Semana Farroupilha, e assim, passando despercebidas no restante do ano letivo. Este trabalho constitui-se da pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter quali-quantitativo, constituída pelo embasamento teórico de George Oliven, Miguel Arroyo, Ceres Brum, entre outros autores. A pesquisa de campo constituiu-se de um questionário disponibilizado virtualmente aos professores da rede municipal citada anteriormente. Neste sentido, constatou-se que os referidos docentes, em sua maioria, desenvolvem atividades relacionadas com o tradicionalismo gaúcho, apenas durante alguns dias. Porém, estes profissionais reconhecem a importância de o assunto ser abordado por um período mais prolongado.