dc.contributor.advisor |
Santaiana, Rochele da Silva |
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dc.contributor.author |
Sousa, Paula Etyele Barros de |
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dc.date.accessioned |
2023-04-12T11:51:56Z |
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dc.date.available |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.date.submitted |
2022 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2803 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho procura entender, problematizar e discutir os processos que produziram o Programa Tempo de Aprender como processo formativo integrado a Política Nacional de Alfabetização. Justifica-se o estudo por integrar um conjunto de ações que se voltam as docentes da Educação Básica de todo país. Para tal, esta pesquisa parte-se de um problema inicial: Como a Política Nacional de Alfabetização pode estar constituindo estratégias de governamento da formação docente por meio do programa Tempo de Aprender? O objetivo geral da pesquisa visa investigar e reconhecer as estratégias lançadas pelo programa Tempo de Aprender que podem gerar o governamento da formação docente e apresentamos como objetivos específicos: Conhecer as discursividades instituídas pela política nacional da alfabetização e que sustentam as ações instituídas no Programa Tempo de Aprender; Analisar que estratégias de governamento são operadas pelo programa Tempo de Aprender inserido da Política Nacional de Alfabetização, nos documentos regulatórios e normativos; Evidenciar através dos documentos do Tempo de Aprender as formas de subjetivação que irão procurar governar a ação docente e Apresentar por meio de uma ferramenta contemporânea uma discussão sobre alfabetização e o programa Tempo de Aprender. Partindo da problematização do estudo foi explorada a noção de governamento na formação docente enquanto ferramenta teórico-metodológica, tomando como superfície de análise os documentos regulatórios e normativos; evidenciando nos documentos do Tempo de Aprender as formas de subjetivação que irão procurar governar a ação docente; apresentar por meio de uma ferramenta contemporânea uma discussão sobre alfabetização e o programa Tempo de Aprender. Metodologicamente é um estudo que realiza uma análise dos documentos da política e do referido programa, tomando-os como corpus empírico para análise. Considera-se que a ação da Política Nacional de Alfabetização foi estratégica enquanto política que permitiu as condições de possibilidades para que por meio do Programa Tempo de Aprender operam o governamento da docência de alfabetizadores nos anos iniciais. |
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dc.language.iso |
230410s2022####bl#####fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Alfabetização |
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dc.subject |
Políticas públicas |
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dc.subject |
Formação docente |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.title |
Política nacional de alfabetização: governando os "tempos de aprender" |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
D372.41 |
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