| dc.contributor.advisor | Santaiana, Rochele da Silva | |
| dc.contributor.author | Sousa, Paula Etyele Barros de | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-12T11:51:56Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2803 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho procura entender, problematizar e discutir os processos que produziram o Programa Tempo de Aprender como processo formativo integrado a Política Nacional de Alfabetização. Justifica-se o estudo por integrar um conjunto de ações que se voltam as docentes da Educação Básica de todo país. Para tal, esta pesquisa parte-se de um problema inicial: Como a Política Nacional de Alfabetização pode estar constituindo estratégias de governamento da formação docente por meio do programa Tempo de Aprender? O objetivo geral da pesquisa visa investigar e reconhecer as estratégias lançadas pelo programa Tempo de Aprender que podem gerar o governamento da formação docente e apresentamos como objetivos específicos: Conhecer as discursividades instituídas pela política nacional da alfabetização e que sustentam as ações instituídas no Programa Tempo de Aprender; Analisar que estratégias de governamento são operadas pelo programa Tempo de Aprender inserido da Política Nacional de Alfabetização, nos documentos regulatórios e normativos; Evidenciar através dos documentos do Tempo de Aprender as formas de subjetivação que irão procurar governar a ação docente e Apresentar por meio de uma ferramenta contemporânea uma discussão sobre alfabetização e o programa Tempo de Aprender. Partindo da problematização do estudo foi explorada a noção de governamento na formação docente enquanto ferramenta teórico-metodológica, tomando como superfície de análise os documentos regulatórios e normativos; evidenciando nos documentos do Tempo de Aprender as formas de subjetivação que irão procurar governar a ação docente; apresentar por meio de uma ferramenta contemporânea uma discussão sobre alfabetização e o programa Tempo de Aprender. Metodologicamente é um estudo que realiza uma análise dos documentos da política e do referido programa, tomando-os como corpus empírico para análise. Considera-se que a ação da Política Nacional de Alfabetização foi estratégica enquanto política que permitiu as condições de possibilidades para que por meio do Programa Tempo de Aprender operam o governamento da docência de alfabetizadores nos anos iniciais. | |
| dc.language.iso | 230410s2022####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.subject | Alfabetização | |
| dc.subject | Políticas públicas | |
| dc.subject | Formação docente | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Política nacional de alfabetização: governando os "tempos de aprender" | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D372.41 |