REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Política nacional de alfabetização: governando os "tempos de aprender"

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dc.contributor.advisor Santaiana, Rochele da Silva
dc.contributor.author Sousa, Paula Etyele Barros de
dc.date.accessioned 2023-04-12T11:51:56Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2803
dc.description.abstract O presente trabalho procura entender, problematizar e discutir os processos que produziram o Programa Tempo de Aprender como processo formativo integrado a Política Nacional de Alfabetização. Justifica-se o estudo por integrar um conjunto de ações que se voltam as docentes da Educação Básica de todo país. Para tal, esta pesquisa parte-se de um problema inicial: Como a Política Nacional de Alfabetização pode estar constituindo estratégias de governamento da formação docente por meio do programa Tempo de Aprender? O objetivo geral da pesquisa visa investigar e reconhecer as estratégias lançadas pelo programa Tempo de Aprender que podem gerar o governamento da formação docente e apresentamos como objetivos específicos: Conhecer as discursividades instituídas pela política nacional da alfabetização e que sustentam as ações instituídas no Programa Tempo de Aprender; Analisar que estratégias de governamento são operadas pelo programa Tempo de Aprender inserido da Política Nacional de Alfabetização, nos documentos regulatórios e normativos; Evidenciar através dos documentos do Tempo de Aprender as formas de subjetivação que irão procurar governar a ação docente e Apresentar por meio de uma ferramenta contemporânea uma discussão sobre alfabetização e o programa Tempo de Aprender. Partindo da problematização do estudo foi explorada a noção de governamento na formação docente enquanto ferramenta teórico-metodológica, tomando como superfície de análise os documentos regulatórios e normativos; evidenciando nos documentos do Tempo de Aprender as formas de subjetivação que irão procurar governar a ação docente; apresentar por meio de uma ferramenta contemporânea uma discussão sobre alfabetização e o programa Tempo de Aprender. Metodologicamente é um estudo que realiza uma análise dos documentos da política e do referido programa, tomando-os como corpus empírico para análise. Considera-se que a ação da Política Nacional de Alfabetização foi estratégica enquanto política que permitiu as condições de possibilidades para que por meio do Programa Tempo de Aprender operam o governamento da docência de alfabetizadores nos anos iniciais.
dc.language.iso 230410s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Políticas públicas
dc.subject Formação docente
dc.subject Alfabetização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Política nacional de alfabetização: governando os "tempos de aprender"
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.41


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