REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Planejamento estratégico: um estudo de caso em um empreendimento do setor de móveis em Sananduva/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pörsch, Márcia Regina Maboni Hoppen
dc.contributor.author Borin, Miqueli
dc.date.accessioned 2023-04-12T11:53:36Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2804
dc.description.abstract A ausência de estratégias bem definidas dentro de uma organização pode determinar seu fracasso frente aos concorrentes e gerar constantes dificuldades para atender as demandas do mercado inserido. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para uma organização, inserida no setor moveleiro localizada em Sananduva/RS. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados, foi realizada por meio de entrevista estruturada aplicada aos gestores, colaboradores e clientes. Os dados foram compilados e analisados através da matriz SWOT cruzada, também foi desenvolvido um plano de ação, utilizou-se da metodologia 5W2H, com o propósito de auxiliar na definição dos aspectos básicos e essenciais do planejamento estruturado. Entre os principais resultados, constatou-se que no ambiente interno a empresa se diferencia por trabalhar com produtos de qualidade e diferenciados, atingindo um público de classe média/alta. Além disso a empresa se destaca no pós-venda, sempre atendendo todas necessidades e dúvidas que surgirem sobre o produto. E no ambiente externo verificou-se dentro das oportunidades a ampliação do ramo de produtos ofertados, e dentro da ameaça prevaleceu a concorrência no setor. Por fim, este estudo apresentou um direcionamento estratégico para a organização, e ações a serem realizadas com o intuito de conquistar os objetivos pretendidos, fortalecer os negócios, alcançar estabilidade nas vendas e elevar os níveis de competitividade da empresa no mercado. Uma das limitações foi a dificuldade em obter as respostas dos clientes em virtude do tempo e também o receio dos colaboradores em terem suas respostas expostas aos superiores. Como proposta de trabalho, aplicar o plano de ação e verificar em um futuro próximo se os resultados esperados foram alcançados.
dc.language.iso 230410s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Administração
dc.subject Planejamento estratégico
dc.title Planejamento estratégico: um estudo de caso em um empreendimento do setor de móveis em Sananduva/RS
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Silva, Oberdan Teles da
local.description.areasdoconhecimento M658.012.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples