A ausência de estratégias bem definidas dentro de uma organização pode determinar seu fracasso frente aos concorrentes e gerar constantes dificuldades para atender as demandas do mercado inserido. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para uma organização, inserida no setor moveleiro localizada em Sananduva/RS. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados, foi realizada por meio de entrevista estruturada aplicada aos gestores, colaboradores e clientes. Os dados foram compilados e analisados através da matriz SWOT cruzada, também foi desenvolvido um plano de ação, utilizou-se da metodologia 5W2H, com o propósito de auxiliar na definição dos aspectos básicos e essenciais do planejamento estruturado. Entre os principais resultados, constatou-se que no ambiente interno a empresa se diferencia por trabalhar com produtos de qualidade e diferenciados, atingindo um público de classe média/alta. Além disso a empresa se destaca no pós-venda, sempre atendendo todas necessidades e dúvidas que surgirem sobre o produto. E no ambiente externo verificou-se dentro das oportunidades a ampliação do ramo de produtos ofertados, e dentro da ameaça prevaleceu a concorrência no setor. Por fim, este estudo apresentou um direcionamento estratégico para a organização, e ações a serem realizadas com o intuito de conquistar os objetivos pretendidos, fortalecer os negócios, alcançar estabilidade nas vendas e elevar os níveis de competitividade da empresa no mercado. Uma das limitações foi a dificuldade em obter as respostas dos clientes em virtude do tempo e também o receio dos colaboradores em terem suas respostas expostas aos superiores. Como proposta de trabalho, aplicar o plano de ação e verificar em um futuro próximo se os resultados esperados foram alcançados.