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Este estudo trata-se de uma investigação sobre a formação inicial em Educação Física e o entendimento sobre a opção formativa em Licenciatura para acadêmicos de instituições privadas de Porto Alegre, no qual o objetivo foi compreender as percepções destes discentes, acerca da Licenciatura como possibilidade de formação. No que se refere à temática teórica, as aproximações se estabeleceram no campo de possibilidades de Gilberto Velho (2003), assim como o processo de interação humana que a docência está relacionada e seus saberes mobilizados pela profissão professor, segundo Maurice Tardif (2010;2017). O percurso da construção desta dissertação ocorreu em sua totalidade, a partir das restrições sanitárias, das esferas, municipal, estadual e nacional, em razão da pandemia da COVID-19. Portanto, todo contato com os possíveis candidatos e os sujeitos efetivos desta pesquisa, foram realizados de maneira virtual e online. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa e descritiva. Como instrumento para a produção de informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, com a participação de quatro acadêmicos em formação inicial em Educação Física. A interpretação e a análise das informações produzidas, foram construídas em um processo de cruzamento, utilizando as transcrições e vídeos das entrevistas realizadas, o marco teórico previamente proposto, assim como a vivências pessoais dos pesquisadores acerca da temática desta dissertação. Os resultados indicam que os acadêmicos compreendem a opção formativa em Educação Física, a partir da motivação de suas vivências esportivas na fase escolar, na infância e juventude. Percebem também, que a Licenciatura possui atualmente, uma procura muito discreta, devido à desvalorização social e monetária. E, que em certa medida, há poucas oportunidades de atuação profissional, pois são restritas ao ambiente escolar. Desta forma, os sujeitos entendem que há limitação no mercado de trabalho |
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