REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Eu leio, tu lês, ele lê: letramento literário nas vozes dos professores de anos iniciais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Teixeira, Ana Paula Machado
dc.date.accessioned 2023-06-07T13:09:45Z
dc.date.available 2023-06-07T13:09:45Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2838
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo, compreender nas vozes dos professores de anos iniciais do ensino fundamental, o letramento literário junto às concepções dos letramentos acadêmicos. Essa proposta justifica-se pela necessidade de se perceber as relações de sentido a partir da leitura literária como instrumento de poder em meio a uma sociedade que retrata diversas culturas do escrito. Por este caminho, evocou-se o compromisso assumido historicamente pelas instituições de ensino que se apresentam como responsáveis pela promoção do universo letrado, o que colocou inevitavelmente o professorado como agente nos processos que envolvem a leitura. Assim, destacou-se que as ações pedagógicas no que se refere à leitura, se estabelecem num movimento que envolve os estudantes, os/as docentes e as escrituras, e nesta conjuntura ancora-se os letramentos. Observando a diversidade que paira sobre o desenvolvimento da leitura, é fundamental trazer à luz a formação contínua do professorado na intenção de se refletir sobre os aspectos considerados relevantes quanto às aprendizagens leitoras, situando práticas para além das apropriações pura e simples de um sistema de escrita dado. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória (GIL,2008) e quanto aos procedimentos colaborativa (IBIAPINA, 2008). A temática que guia a discussão apresenta o letramento literário, inspirada principalmente nos apontamentos de Cosson (2009, 2020, 2021) sob aporte teórico dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014) (FISCHER, 2011,2014) sendo sustentada pelos Novos Estudos dos Letramentos (COPE, KALANTZIS, PETRILSON, 2020) e formação continuada de professores (IMBERNÓN, 2011). Autores como (RIBEIRO 2021), Rojo (2019), Kleiman (2004) entre outros se aproximam e dialogam junto aos principais, legitimando os apontamentos e reflexões aqui discutidas. Os dados para análise foram extraídos de observação de processo de formação continuada, enredos narrados e questionários. Discutir conceitos, na proposta de narrativas, permitiu um olhar à prática pedagógica no que se refere ao trabalho com a leitura a partir da promoção do letramento literário. O grupo de partícipes constatou, nos modelos dos letramentos acadêmicos, sua prática e, no exercício de situá-la, passaram a existir encaminhamentos para ações transformadoras de fazeres docentes. A reflexão colaborativa funcionou como combustível para a mudança. Esperou-se, assim, contribuir para qualificar a educação e ampliar a capacidade leitora dos estudantes na perspectiva dos letramentos.
dc.language.iso 230606s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Letramento literário
dc.subject Formação continuada
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino fundamental
dc.title Eu leio, tu lês, ele lê: letramento literário nas vozes dos professores de anos iniciais do Ensino Fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D028
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Era uma vez...:letramento literário e acadêmico na educação básica: possibilidades, desafios e perspectivas” de autoria de Ana Paula Machado Teixeira.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples