REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Multiletramentos e letramentos acadêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para as práticas docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Souza, Mônica de
dc.date.accessioned 2023-06-16T22:45:13Z
dc.date.available 2023-06-16T22:45:13Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2845
dc.description.abstract Com tantas transformações nas maneiras de se comunicar, a utilização das múltiplas formas de linguagens para interação, que oportunizam novas relações com as informações e a grande diversidade cultural, as formas de pensar o ensino e as aprendizagens precisam passar por mudanças. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender nas falas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, os multiletramentos junto às concepções dos letramentos acadêmicos no contexto de uma escola municipal do município de Capão da Canoa, no estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa justifica-se a partir da necessidade de reflexão sobre as múltiplas linguagens, presentes na configuração dos recursos comunicativos, que emergem das novas mídias digitais e que precisam ter espaços no contexto escolar. Além disso, este estudo contribuiu para a aproximação dos professores com os conceitos de multiletramentos, que ocorreu através de uma formação docente com sessões reflexivas, contemplando a diversidade linguística e cultural, novas ações que preparem o aluno para atuação em sociedade com protagonismo e, através deste olhar, para novas práticas de ensino e aprendizagem no contexto escolar. A abordagem metodológica escolhida para a realização deste estudo é a pesquisa colaborativa, efetivada por encontros organizados sob a forma de sessões reflexivas, de modo que o ato de pesquisar ocorre colaborativamente a partir das interações entre os participantes da pesquisa que aprendem e constroem juntos novos conhecimentos numa coparticipação. A elaboração desta pesquisa contou com os seguintes referenciais teóricos como basilares: pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), com momentos reflexivos (BORTONI-RICARDO, 2008; MACEDO, 2010), guiados pelos estudos do Multiletramentos (Grupo Nova Londres, 1996; COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020; ROJO, 2012, 2013, 2015, 2019), traçando um paralelo com os Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 2014), com contribuições sobre multimodalidade (RIBEIRO, 2016, 2018, 2021) e o olhar reflexivo sobre formação de professores (IMBERNÓN, 2009; GARCÍA, 1999). Por fim, este estudo contribuiu com a educação, uma vez que possibilitou a reflexão das práticas pedagógicas dos professores para o ensino e as aprendizagens, nos anos iniciais, para contemplar ações que envolvam os alunos e os tornem produtores ativos de conhecimento para futuros sociais.
dc.language.iso 230614s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação de professores
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Multiletramento
dc.subject Letramento
dc.title Multiletramentos e letramentos acadêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para as práticas docentes
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Multiletramentos e letramentos acadêmicos na prática docente: novas possibilidades e desafios" de autoria de Mônica de Souza.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples