A presente pesquisa aborda o tema da democratização da música na Educação Infantil considerando a lei 11.769 /2008. Sobre a obrigatoriedade da educação musical na infância com a ressalva da sua inobservância pelas escolas em prejuízo à musicalização na vida das crianças. O objetivo é contribuir com esclarecimentos sobre a capacidade interdisciplinar e democrática da música no ambiente escolar ao ser tratada de forma intencional e contínua. Analisa-se como a música é utilizada como material pedagógico no desenvolvimento da criança em sala de aula; como ela é apresentada nos documentos oficiais da educação e nas bibliografias examinadas; compreender a sua importância na escola e as metodologias a serem usadas pelos professores para que as crianças possam ser beneficiadas por meio da música como recurso didático e ferramenta facilitadora das aprendizagens. A perspectiva democrática da musicalização na infância sustenta-se nos princípios de Paulo Freire (1996) expostos na obra A Pedagogia da Autonomia (1996). Para alcançar tal finalidade o trabalho configurou-se em pesquisa bibliográfica e documental, alguns dos autores pesquisados foram importantes para a pesquisa sobre o uso da música em sala de aula como: Pereira e Santana (2021), Brito (2003), Jeandot (1993). Os documentos oficiais examinados foram: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Concluiu-se que há um percurso complexo e longo relativo à democratização da musicalização junto a educação infantil e formação de professores.