Esta monografia teve como principal objetivo investigar quais os principais desafios enfrentados por docentes do sexo masculino na Educação Infantil, bem como as oportunidades advindas deste campo de trabalho ainda pouco explorado. A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica e documental, sendo que a primeira foi realizada em meio eletrônico e deu preferência aos trabalhos publicados nos últimos 20 anos. Os dados levantados pela pesquisa documental também consideraram esse mesmo intervalo de tempo, que corresponde aos anos em que o curso de Pedagogia da Unidade Litoral Norte da Uergs recebeu alunos do sexo masculino. A análise e comparação dos dados permitiu responder à questão norteadora e verificar a validade da hipótese, reconhecendo que realmente existe um “estranhamento” em relação à presença da figura masculina na Educação Infantil, mas que nem todas as vezes isso está ligado a questões de preconceito relacionado ao gênero. As oportunidades que poderão fomentar a entrada de pessoas do sexo masculino na profissão, sem dúvida começam pelo respeito e pela não-discriminação, mas pedem uma tomada de iniciativa do poder público, no sentido de tornar os salários do magistério mais atrativos para todos.