| dc.contributor.advisor | Sardagna, Helena Venites | |
| dc.contributor.author | Torres, Taís da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2023-07-20T17:29:56Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2867 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo relata uma pesquisa que se propôs a conhecer o percurso formativo de uma professora surda até a atuação em sala de aula, bem como conhecer os desafios encontrados durante esse percurso, envolvendo acessibilidade, inclusão e a Educação Bilíngue. A abordagem metodológica é de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo estudo de caso. Como embasamento, o estudo traz uma revisão de literatura, uma descrição histórica e legal e os principais conceitos que inspiraram o estudo, como a Educação de Surdos e a Educação Bilíngue. O exercício analítico permitiu a organização de dois eixos temáticos: 1) da pré-escola ao ensino superior: uma luta pessoal; 2) o percurso no processo formativo para a docência: desafios e perseverança. Evidencia-se que os desafios e as dificuldades para as pessoas surdas começam desde a infância e têm sido superados com muita persistência. A Educação Bilíngue marcou o percurso da professora, considerada um fator satisfatório para a professora pois lhe permitiu a interação com seus pares e ampliou a possibilidade de comunicação. O estudo mostrou ainda que a professora enfrentou muitas barreiras no ensino superior e que as lutas da comunidade surda foram muito importantes para as conquistas. | |
| dc.language.iso | 230714s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Professores | |
| dc.subject | Educação Bilíngue - Surdos | |
| dc.subject | Língua brasileira de sinais - LIBRAS | |
| dc.subject | Formação docente | |
| dc.subject | Acessibilidade | |
| dc.title | O percurso formativo de uma professora surda e sua percepção sobre a educação bilíngue para crianças surdas dos anos iniciais | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376.33 |