REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O percurso formativo de uma professora surda e sua percepção sobre a educação bilíngue para crianças surdas dos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Torres, Taís da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-20T17:29:56Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2867
dc.description.abstract O presente estudo relata uma pesquisa que se propôs a conhecer o percurso formativo de uma professora surda até a atuação em sala de aula, bem como conhecer os desafios encontrados durante esse percurso, envolvendo acessibilidade, inclusão e a Educação Bilíngue. A abordagem metodológica é de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo estudo de caso. Como embasamento, o estudo traz uma revisão de literatura, uma descrição histórica e legal e os principais conceitos que inspiraram o estudo, como a Educação de Surdos e a Educação Bilíngue. O exercício analítico permitiu a organização de dois eixos temáticos: 1) da pré-escola ao ensino superior: uma luta pessoal; 2) o percurso no processo formativo para a docência: desafios e perseverança. Evidencia-se que os desafios e as dificuldades para as pessoas surdas começam desde a infância e têm sido superados com muita persistência. A Educação Bilíngue marcou o percurso da professora, considerada um fator satisfatório para a professora pois lhe permitiu a interação com seus pares e ampliou a possibilidade de comunicação. O estudo mostrou ainda que a professora enfrentou muitas barreiras no ensino superior e que as lutas da comunidade surda foram muito importantes para as conquistas.
dc.language.iso 230714s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação docente
dc.subject Acessibilidade
dc.subject Inclusão
dc.subject Professores
dc.subject Educação Bilíngue - Surdos
dc.subject Língua brasileira de sinais - LIBRAS
dc.title O percurso formativo de uma professora surda e sua percepção sobre a educação bilíngue para crianças surdas dos anos iniciais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376.33


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples