O presente estudo relata uma pesquisa que se propôs a conhecer o percurso formativo de uma professora surda até a atuação em sala de aula, bem como conhecer os desafios encontrados durante esse percurso, envolvendo acessibilidade, inclusão e a Educação Bilíngue. A abordagem metodológica é de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo estudo de caso. Como embasamento, o estudo traz uma revisão de literatura, uma descrição histórica e legal e os principais conceitos que inspiraram o estudo, como a Educação de Surdos e a Educação Bilíngue. O exercício analítico permitiu a organização de dois eixos temáticos: 1) da pré-escola ao ensino superior: uma luta pessoal; 2) o percurso no processo formativo para a docência: desafios e perseverança. Evidencia-se que os desafios e as dificuldades para as pessoas surdas começam desde a infância e têm sido superados com muita persistência. A Educação Bilíngue marcou o percurso da professora, considerada um fator satisfatório para a professora pois lhe permitiu a interação com seus pares e ampliou a possibilidade de comunicação. O estudo mostrou ainda que a professora enfrentou muitas barreiras no ensino superior e que as lutas da comunidade surda foram muito importantes para as conquistas.