| dc.contributor.advisor | Sardagna, Helena Venites | |
| dc.contributor.author | Borges, Fernanda da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2023-07-25T12:14:21Z | |
| dc.date.available | 2023-07-25T12:14:21Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2884 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é discutido em estudos acadêmicos na última década, dando destaque a elementos marcantes nas discussões e especificidades pedagógicas elencadas nos estudos, no contexto da educação inclusiva. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo do tipo bibliográfico e descritivo, a partir de uma revisão de literatura de pesquisas que tratam do tema proposto, sua relação com a educação inclusiva e também a respeito da legislação vigente. O levantamento foi realizado nos repositórios digitais Institucional da Uergs e na Plataforma Google Acadêmico, entre os anos de 2015 e 2022, a partir dos descritores: inclusão, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), educação. A perspectiva da educação inclusiva foi a inspiração para a sustentação teórica, para compreender as relações de aprendizagem com a história, a legislação e a prática pedagógica. O exercício analítico permitiu organizar a descrição em dois eixos que são: o TDAH e as práticas pedagógicas para a inclusão escolar e o TDAH e a prática docente no contexto escolar. Considerou-se que, para a efetivação da inclusão de alunos com TDAH, há necessidade de práticas pedagógicas e estruturais acessíveis, considerando a concepção de escola inclusiva e o direito à aprendizagem. | |
| dc.language.iso | 230724s2023####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.title | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar: uma revisão a partir de estudos acadêmicos | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376 |