REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar: uma revisão a partir de estudos acadêmicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Borges, Fernanda da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-25T12:14:21Z
dc.date.available 2023-07-25T12:14:21Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2884
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo investigar como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é discutido em estudos acadêmicos na última década, dando destaque a elementos marcantes nas discussões e especificidades pedagógicas elencadas nos estudos, no contexto da educação inclusiva. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo do tipo bibliográfico e descritivo, a partir de uma revisão de literatura de pesquisas que tratam do tema proposto, sua relação com a educação inclusiva e também a respeito da legislação vigente. O levantamento foi realizado nos repositórios digitais Institucional da Uergs e na Plataforma Google Acadêmico, entre os anos de 2015 e 2022, a partir dos descritores: inclusão, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), educação. A perspectiva da educação inclusiva foi a inspiração para a sustentação teórica, para compreender as relações de aprendizagem com a história, a legislação e a prática pedagógica. O exercício analítico permitiu organizar a descrição em dois eixos que são: o TDAH e as práticas pedagógicas para a inclusão escolar e o TDAH e a prática docente no contexto escolar. Considerou-se que, para a efetivação da inclusão de alunos com TDAH, há necessidade de práticas pedagógicas e estruturais acessíveis, considerando a concepção de escola inclusiva e o direito à aprendizagem.
dc.language.iso 230724s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
dc.subject Inclusão
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Aprendizagem
dc.title Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar: uma revisão a partir de estudos acadêmicos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples