O presente trabalho tem como objetivo investigar como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é discutido em estudos acadêmicos na última década, dando destaque a elementos marcantes nas discussões e especificidades pedagógicas elencadas nos estudos, no contexto da educação inclusiva. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo do tipo bibliográfico e descritivo, a partir de uma revisão de literatura de pesquisas que tratam do tema proposto, sua relação com a educação inclusiva e também a respeito da legislação vigente. O levantamento foi realizado nos repositórios digitais Institucional da Uergs e na Plataforma Google Acadêmico, entre os anos de 2015 e 2022, a partir dos descritores: inclusão, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), educação. A perspectiva da educação inclusiva foi a inspiração para a sustentação teórica, para compreender as relações de aprendizagem com a história, a legislação e a prática pedagógica. O exercício analítico permitiu organizar a descrição em dois eixos que são: o TDAH e as práticas pedagógicas para a inclusão escolar e o TDAH e a prática docente no contexto escolar. Considerou-se que, para a efetivação da inclusão de alunos com TDAH, há necessidade de práticas pedagógicas e estruturais acessíveis, considerando a concepção de escola inclusiva e o direito à aprendizagem.