REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Alfabetização e autismo: a importância da revisão das práticas utilizadas no ambiente escolar

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dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author Colombo, Marlene Gomes
dc.date.accessioned 2023-08-24T17:24:46Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2911
dc.description.abstract A alfabetização e o letramento são processos essenciais para o desenvolvimento educacional de todas as crianças, no entanto, para aquelas que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse processo pode ser particularmente desafiador e, por essa razão, é crucial que as práticas empregadas no ambiente escolar sejam minuciosamente avaliadas e adaptadas para atender às necessidades específicas desses alunos.Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo foi investigar a importância de revisitar as práticas pedagógicas e interativas e suas respectivas aplicações na Alfabetização. Para tanto procurou-se contemplar os seguintes objetivos específicos: analisar a importância de se rever as práticas educativas com alunos autistas; verificar quais os distanciamentos interativos que dificultam a alfabetização de crianças autistas no ambiente escolar; explorar a relação entre autismo e educação escolar e refletir sobre técnicas didático-metodológicas para trabalhar com os processos de Alfabetização e letramento de alunos autistas. Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de uma abordagem explicativa e descritiva, para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando as bases de dados Google Acadêmico (Scholar) e ScientificElectronic Library Online (Scielo), no período de 2017 a 2023. Os resultados evidenciaram que as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades em adquirir habilidades linguísticas e sociais, mas quando participam de programas intensos de educação, é possível observar melhorias significativas em sua linguagem, habilidades motoras, interação social e aprendizagem e, para que as crianças autistas possam participar ativamente das aulas, é importante estimular sua interação com os outros alunos e traçar estratégias para que eles não apenas estejam presentes na sala de aula, mas participem ativamente das atividades.
dc.language.iso 230822s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Alfabetização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Letramento
dc.title Alfabetização e autismo: a importância da revisão das práticas utilizadas no ambiente escolar
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


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